VNEWS BA Mostra a Bahia que você não conhece!

Ciúme: Como isso pode matar seu relacionamento

Ahh sim, ciúmes! Que relacionamento é completo sem ele? Se você já esteve em um relacionamento íntimo, posso apostar que você encontrou o monstro de olhos verdes rastejando em seus pensamentos em algum ponto do tempo. O ciúme é sem dúvida muito comum em um relacionamento sério.

No entanto, com base em sua intensidade, o ciúme nos relacionamentos pode prejudicar gravemente o vínculo que você compartilha com seu parceiro, se não o tratar. Embora um pouco de ciúme possa ser saudável para o seu relacionamento, quando se trata de alimentar o seu ego, o ciúme pode ser um verdadeiro matador de relacionamentos.

“O amor vê nitidamente, o ódio vê ainda mais acentuado, mas o ciúme vê o mais agudo, pois é amor e ódio ao mesmo tempo.” – Provérbio árabe

Como resultado de tristeza, inveja, suspeita e frustração, essa intensa emoção humana pode tentá-lo a se comportar irracionalmente. Não só pode prejudicar seu parceiro, emocional, e psicologicamente, mas também afetar seu bem-estar mental.

Na maioria das vezes, não gostamos de admitir que estamos com ciúmes. Nem para nós mesmos. É um sentimento negativo que nos faz sentir fracos, desamparados, inseguros, amargos, desapegados e leva a comportamentos imaturos.

O problema é que, mesmo quando percebemos que precisamos controlá-lo, o ciúme pode tirar o melhor de nós e nos fazer agir contra outros significativos. Torna-nos cegos para a verdade e acusa nossos parceiros de algo que achamos prejudicial, mesmo que eles sejam inocentes. Isso pode levar à falta de confiança e desconexão entre os casais.

O que é ciúme?

“O ciúme é a icterícia da alma.” – John Dryden

É um sentimento complicado e intenso que pode resultar em comportamentos disfuncionais e desespero. No entanto, ciúme não deve ser confundido com inveja. Ser invejoso significa que você quer o que outra pessoa tem, mas não o faz.

É uma reação natural à falta de uma característica ou possessão. Você pode sentir inveja de um amigo que tenha um carro novo ou de uma pessoa que seja mais atraente que você. Pelo contrário, você fica com ciúmes quando alguém tenta tirar o que você já tem. Você pode sentir ciúmes de uma ex-namorada atraente com quem seu namorado começou a conversar recentemente. Quanto mais eles se comunicam, mais ciumento você será, mesmo que agora sejam apenas amigos platônicos. Como esse novo relacionamento platônico ameaça seu relacionamento romântico existente, você pode sentir inveja.

Há casos de mulheres que cansadas de serem traídas, resolvem desistir dos seus relacionamentos para algo mais descomplicado, homens mais velhos e maduros, que não dão dores de cabeça.

A infidelidade é uma das coisas mais devastadoras que podem acontecer em um relacionamento. Quando um parceiro trai o outro, deixa cicatrizes ao longo da vida. Às vezes, essas cicatrizes podem não ser evidentes até mais tarde na vida, mas ninguém escapa ileso da infidelidade. Por isso, talvez o relacionamento sugar seja a melhor alternativa pra você.

O ciúme nos relacionamentos é uma reação instintiva e natural que muitas vezes pode fortalecer o vínculo que você compartilha com seu parceiro, desde que seja saudável e leve. No entanto, quando você não comunica seus sentimentos de ciúme com seu parceiro e começa a criar cenários imaginários dentro de sua cabeça, sentimentos de ciúme podem surgir rapidamente como uma nuvem de cogumelo e fazer você agir como controlador, egoísta e destrutivo no relacionamento.

O ciúme geralmente decorre de baixa autoestima, insegurança e medo. No entanto, pode ser difícil admitir que você se sente inseguro, pois isso o torna vulnerável. Mas se você não começar a controlar seu ciúme, seu relacionamento desmoronará mais cedo do que você imagina devido a conflitos repetidos e reação emocional excessiva.

Ciúme: O assassino do relacionamento

“Ciúme no romance é como sal na comida. Um pouco pode melhorar o sabor, mas muito pode estragar o prazer e, sob certas circunstâncias, pode ser fatal. ” – Maya Angelou

O ciúme nos relacionamentos geralmente resulta de eventos e experiências reais e pode parecer justificado dentro de sua mente. Às vezes, nos sentimos magoados devido a certos comportamentos e ações inesperados de nosso parceiro, e geralmente agimos com essa dor.

 Sentindo-se inseguros sobre o relacionamento, nos tornamos mais possessivos e agimos de forma autoritária. No entanto, isso pode transformar um relacionamento amoroso e solidário em um relacionamento tóxico, governado pelo controle e pelo medo.

A insegurança destruiu inúmeros relacionamentos e não poupará o seu, se você deixar. Não apenas faz você sentir ciúmes, a insegurança também faz você duvidar do seu parceiro e sabotar seu relacionamento. Quanto mais você é consumido pelo ciúme, mais você afasta seu parceiro, embora tudo o que você queira é amá-lo e construir um relacionamento mais forte e íntimo.


Curta e Compartilhe.

Deixe um Cometário




Leia Também