Salvador, a capital baiana que também já foi capital nacional, é uma das cidades que mais cresce quando o assunto é a construção civil e o ramo imobiliário: seja através de vendas de empreendimentos finalizados ou o nascimento de uma nova construção, o faturamento do setor é muito alto.
As expectativas para o futuro do mercado de construção civil também são grandes, já que os números mostram que o potencial construtivo irá aumentar já nos próximos anos.
Na matéria de hoje, vamos analisar os motivos que levam e estas boas perspectivas para o mercado de construção civil da capital baiana. Confira!
Palavras da prefeitura de Salvador
Na segunda edição do evento ConstruNordeste, o atual prefeito de Salvador, Bruno Reis, ressaltou que a capital baiana vive o melhor momento de sua história no setor de construção civil.
Segundo palavras do próprio, a prefeitura recebeu nos últimos 2 anos e meio, 32 mil novos pedidos de licenciamento residencial, estes que são documentos que autorizam a construção de uma nova casa ou expansão de alguma já existente.
“Hoje, na área da construção civil, Salvador vive o melhor momento de toda a sua história. E isso deve-se ao conjunto de incentivos que a Prefeitura vem adotando nos últimos anos. Primeiro, o conjunto de estímulos e incentivos fiscais para impactar esse setor. Primeiro, o programa de incentivo à atividade imobiliária, onde, hoje, só é necessário pagar e quitar qualquer pendência do imóvel com o fisco municipal quando é emitido o alvará de construção, tendo inclusive toda a remissão dos encargos”, afirmou Bruno.
Feira ConstruNordeste também mostra perspectiva de crescimento no mercado de construção civil
A própria feira ConstruNordeste é um exemplo de como o setor cresce de maneira disparada na capital baiana. Em sua segunda edição neste ano, que ocorreu entre 31/07 até 02/08, já recebeu um número 40% maior de visitantes do que no ano anterior.
E não são somente visitantes e habitantes locais: são mais empresas com estandes abertos, mais negócios disponíveis para criação de novos empreendimentos, entre muitos outros detalhes que fazem a feira se destacar no âmbito nacional.
Confira 3 motivos que fazem o setor de construção civil crescer a cada ano em Salvador
Aumento da demanda por habitação
Como mostrado no dado trazido pelo prefeito da cidade, o aumento da demanda por habitação é evidente.
Se considerarmos que pelo menos 50% dos pedidos de licenciamento residencial são para novas casas (excluindo os aumentos de construção), estamos falando de incríveis 16 mil novas residências em um espaço curto de tempo.
Tudo isso mostra como a economia da capital baiana cresce, trazendo mais empresas, novos colaboradores e novos habitantes para a cidade.
Expansão de projetos de infraestrutura
A expansão de projetos de infraestrutura também faz parte desse crescimento. Grandes empreendimentos já existentes desejam aumentar suas instalações, e isso só é possível por meio do mercado da construção civil.
Empresas, empreendimentos residenciais, entre outros, são afetados pelo crescimento da economia, e, consequentemente, precisam de mais espaço para que o lucro também aumente.
É como uma cadeia: uma coisa leva a outra, chegando em construtoras e incorporadoras que fazem com que o mercado imobiliário e de construção tenha boas perspectivas de crescimento.
Crescimento do turismo e do setor hoteleiro
Quem do setor imobiliário que nunca pensou em construir ou comprar um hotel em Salvador, que atire a primeira pedra. Em épocas de grandes festas como o próprio carnaval, a busca por hotéis ou mesmo por alugar um apê em Salvador é muito grande.
Aproveite o momento de crescimento no setor imobiliário e da construção civil da capital baiana para investir seu dinheiro em imóveis. Temos a certeza de que o retorno será muito grande, principalmente nos próximos dois anos. Até a próxima!