VNEWS BA Mostra a Bahia que você não conhece!

Baianos pagam mais caro pela energia e internet

O baiano começou o ano com aumentos altíssimos nas contas de energia elétrica, telefonia fixa e celular, além de internet. O motivo foi o reajuste do ICMS sobre esses serviços, que em 2022 tiveram sua alíquota limitada a 18% por uma lei criada pelo presidente Jair Bolsonaro.

Ela tinha validade até 31 de dezembro e depois seria renovada por pelo menos mais um ano. Porém, o novo governo, de Luis Inácio, do PT, barrou a renovação e instruiu o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, a permitir a volta dos índices ao que eram praticados antes.

Com isso, o Governo da Bahia, que cobra um dos impostos mais altos do país, passou o ICMS de 18% para extorsivos 27%. O reajuste está em vigor no governo Jerônimo e Geraldo Jr.

Os combustíveis também começam a aumentar, com a volta da cobrança de impostos federais sobre a gasolina e o diesel, além do aumento do ICMS de 17% para 19%, ordenado pelo ex-governador Rui Costa como último ato de seu governo. A gasolina, que estava abaixo de R$ 5, já está quase em R$ 5,30.


Curta e Compartilhe.

Deixe um Cometário




Leia Também