Bahia e Grêmio se enfrentaram na noite desta quarta-feira (12) no segundo jogo válido pelas quartas de finais da Copa do Brasil. Após mais um empate em 1×1 no tempo regulamentar, com gols de Everaldo, pelo Bahia, e Villasanti, pelo Grêmio, o tricolor gaúcho levou a melhor na disputa por pênaltis pelo placar de 4×3 e se qualificou para a semifinal da competição.
O time da casa começou a partida tentando abafar o Bahia e abrir o placar logo no começo. A primeira boa chance veio aos 11′, Carballo desviou escanteio na primeira trave e obrigou Marcos Felipe a fazer uma linda defesa. O Imortal chegou mais uma vez em cabeçada aos 29′, dessa vez com Bruno Uvini, a bola passou raspando a trave. Aos 38′ o árbitro da partida marcou um pênalti polêmico depois de chute que desviou no braço de Acevedo que estava colado ao corpo. Na cobrança, Cristaldo bateu forte, mas Marcos Felipe fez o primeiro milagre da noite.
Apesar das melhores chances do time gaúcho, quem abriu o placar foi o Bahia aos 49′. Everaldo recebeu passe de Kayky na entrada da grande área, limpou a jogada e soltou uma bomba no ângulo de Gabriel Grando, indefensável.
SEGUNDO TEMPO
Na segunda etapa o Grêmio veio para cima em busca do gol de empate. Mas apesar da pressão a primeira chance só veios aos 16′, com Suárez que receu lindo lançamento e de cabeça quase encobriu Marcos Felipe, que mais uma vez conseguiu salvar o Bahia. A partir de então, com o Grêmio todo no ataque, o jogo ficou aberto para os contra-ataques do Esquadrão. Aos 22′ Ademir de fora da área acertou um belo chute, mas Grando fez uma importante defesa.
O gol de empate veio aos 26′, após jogada individual de Ferreirinha na esquerda que cruzou rasteiro para Villasanti completar para o fundo do gol. Aos 40′ começou um festival de chances. Mugni recebeu um lindo lançamento de Matheus Bahia, cortou para dentro e chutou colocado, a bola desviou na zaga gremista e bateu no travessão. No minuto seguinte, Ferreirinha recebe lindo cruzamento de Suárez e finaliza de cabeça para grande defesa do goleiro do Bahia.
Aos 43′ mais uma bola na trave do tricolor baiano, dessa vez Ademir recebeu na entrada da grande área e finalizou forte, a bola explodiu no travessão. Aos 45′ mais uma bola na trave, dessa vez do Grêmio, Suárez cortou a marcação e tocou encobrindo Marcos Felipe, o goleiro defende de ponta de dedo e a bola bate no travessão.
DISPUTA DE PÊNALTIS
Grêmio – Reinaldo (GOL), Ferreirinha (GOL), Bruno Alves (PERDEU), Villasanti (GOL), Bitello (PERDEU) e André (GOL).
Bahia – Cauly (GOL), Everaldo (GOL), Cicinho (PERDEU), Acevedo (PERDEU), Yago Felipe (GOL) e Gabriel Xavier (PERDEU).