A Audiência Pública da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento de Desenvolvimento Rural para tratar das dificuldades, desafios e soluções do Sistema Itaparica e seus 10 reassentamentos que envolvem 45 mil famílias da Bahia e Pernambuco foi um sucesso absoluto. Contou com a participação efetiva de parlamentares, membros de ministérios do governo Lula, dirigentes Sindicais, Codevasf, CHESF, prefeitos, vereadores, agricultores, reassentados e lideranças históricas do Sistema Itaparica.
O primeiro grande ato aconteceu ainda na terça-feira (10) no Palácio, em reunião com o Ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Márcio Macêdo e integrantes das comissões citadas acima. A nossa maior conquista junto ao Governo Lula foi a volta da permanente mesa de negociação por municípios, região e estados que havia sido paralisada há seis anos. Levamos as problemáticas do Sistema Itaparica para o seio do poder central e fomos muito bem recebidos pelo ministro Márcio Macêdo, o ministro está empenhado com a nossa causa, que também é a do presidente Lula.
Na abertura da Audiência Pública a qual tive a honra de presidir, destaquei o empenho do Governo Federal na resolução dos problemas do Sistema Itaparica. Em seguida, o meu companheiro Deputado Federal Carlos Veras (PT-PE), um dos protagonistas deste grande movimento nacional, anunciou o envolvimento pessoal do presidente Lula no projeto, bem como a garantia dos recursos para operação do Sistema até o final do ano, para isto, necessitamos de um PLN. O diretor-presidente da CODEVASF, Marcelo Moreira e a Ministra Simone Tebet estão em tratativas para acelerar este processo. Além dos recursos necessários para operação do Sistema em 2024.
O deputado Federal Mário Negromonte Júnior (PP-BA) deu um importante depoimento enquanto parlamentar, filho e neto de reassentado do Sistema Itaparica tratou de toda relevância socioeconômica do projeto e chamou a responsabilidade da CHESF que foi privatizada na bacia de privatizações da Eletrobras, o que tem dificultado as tratativas em diversos aspectos do Sistema e causado retrocessos significativos.
O seu colega de partido, o deputado Fernando Monteiro (PP-PE), advogou em torno de uma solução permanente das problemáticas que envolvem o Sistema, desde a questão hídrica até energética, já que os transtornos do Sistema Itaparica se arrastam há décadas. Logo após a sua fala, o deputado pernambucano Gonzaga Patriota (PSB-PE) reforçou o seu compromisso em defesa do Sistema Itaparica, o qual ele é voz ativa desde os primeiros reassentados. Este empenho dos parlamentares da Bahia e Pernambuco logrou colocar as questões do Sistema Itaparica no centro do debate político dos governos, Câmara e instituições/entidades, famílias reassentadas e trabalhadores (as) vinculados ao projeto.