O prefeito Fernando Mansur ( Ferlú ), autorizou o pagamento de R$ 6. 600. 000,00 ( Seis milhões e seiscentos mil reais ), em abonos, aos professores da rede municipal de ensino, a títulos de precatórios do Fundo do Desenvolvimento da Educação Fundamental – Fudef.
Os valores correspondem a um saldo residual devido ao grupo, em decorrência do julgamento judicial , que condenou a União a complementar as verbas do Fundef não repassadas, entre 1998 e 2006, pelo Governa Federal, para estados e municípios, devido a um erro de cálculo.
O prefeito Fernando disse que está muito feliz porque está participando deste momento importante e especial para os educadores. Garantiu que é dinheiro que vai circular no comércio de Arataca, aquecendo as vendas e ajudando todos os munícipes.
O QUE É PRECATÓRIO: Precatório judicial é uma ordem de pagamento expedida pela Justiça para cobrar do governo os valores devidos após uma condenação definitiva. Ou seja: um precatório é emitido quando alguém ganha a causa num processo contra o município, o estado ou a União, além de fundações e autarquias.