O surfista Filipe Toledo teve uma dupla comemoração nesta quarta-feira (19). Primeiro, ele garantiu vaga nos Jogos Olímpicos de Paris-2024 e depois conquistou o tricampeão da etapa de Jeffreys Bay, na África do Sul, pelo Circuito Mundial de Surfe (WSL na sigla em inglês). Na final, o brasileiro atropelou o australiano Ethan Ewing pelo placar de 18.76 a 12.60.
“Adoro esse lugar, essa onda e essa vibe de J-Bay. Voltar aqui depois da lesão no Rio foi muito desafiante e motivador. Só tenho a agradecer à minha comissão técnica por ter dado todo o suporte para eu voltar bem. Obrigado também à minha esposa e à minha família por estarem com as minhas crianças neste momento”, afirmou.
Filipinho carimbou o passaporte para os Jogos Olímpicos de Paris-2024 ao vencer o japonês Kanoa Igarashi na semifinal. Atual líder do ranking, ele não pode mais ser ultrapassado por nenhum outro surfista brasileiro. A segunda vaga do país segue sendo disputada por João Chianca, que é o quarto colocado, Yago Dora, que aparece em quinto, e por Gabriel Medina, que ocupa o sexto lugar. No feminino, Tatiana Weston-Webb já havia assegurado a presença na capital francesa, via ranking mundial, desde o último mês de abril. Além disso, o Brasil também pode ter mais um representante através do ISA Games do ano que vem, que vai colocar os demais surfistas na briga para ir às Olimpíadas.
Com o título em J-Bay, Filipinho somou 54,980 pontos na liderança do ranking da WSL. A próxima etapa do Circuito Mundial acontece entre os dias 11 e 20 de agosto, em Teahupo’o, no Taiti. Será a última etapa antes do WSL Finals, em setembro, na Califórnia, que envolverá apenas os cinco melhores surfistas masculino e feminino para decidir o título da temporada.