Ao menos 1.288 políticos tentam conquistar novos cargos nas eleições de 2022, aponta levantamento realizado pelo Metrópoles com base em dados disponibilizados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
A maior parte dos políticos que buscam ascender de posição é formada por vereadores. São 1.064 representantes de Câmaras Municipais que concorrem para cargos estaduais ou federais. Para realizar o levantamento, foram coletados dados de candidaturas deferidas ou aguardando julgamento no TSE. Candidaturas indeferidas ou indeferidas com recurso não foram consideradas.
Também foram desconsiderados os candidatos que estão concorrendo à reeleição. A busca levou em conta apenas os políticos que buscam novos cargos, e que não tentam voltar ao posto que ocupam atualmente.
Novos postos
De acordo com os dados do TSE, a Presidência da República, cargo público mais alto do país, tem apenas uma candidata que declarou atividade política como ocupação principal: a senadora Soraya Thronicke (União).
Entre os candidatos ao cargo, há outros nomes que ocupam cargos políticos, como a senadora Simone Tebet (MDB), por exemplo. No entanto, Tebet preencheu o campo de ocupação no TSE como “advogada”.