A ligação viária entre as cidades de Canavieiras e Belmonte, no litoral sul da Bahia, está no radar das obras que ACM Neto (União Brasil) vai realizar, caso seja eleito governador do Estado. O novo trecho estende a BA-001 e cria um importante acesso para facilitar a vida de moradores e a chegada de turistas para potencializar a economia da região.
A estrada foi prometida pelo ex-governador Jaques Wagner (PT) e também por seu sucessor Rui Costa (PT), mas nunca saiu do papel. Agora, a promessa reaparece no plano de governo do candidato Jerônimo Rodrigues (PT), tal como a construção da ponte Salvador-Itaparica, prevista para 2013, mas que até hoje nenhuma uma estaca sequer foi firmada.
Como a BA-001 não é contínua, especialmente na região do Extremo Sul, quem precisa acessar os municípios recorre à BR-101, o que obriga a percorrer trechos mais longos. Além da conexão Canavieiras-Belmonte, o programa de governo de ACM Neto também projeta fazer outras intervenções ao longo da rodovia estadual, criando acesso de Porto Seguro a Prado, e de Caravelas a Mucuri, na divisa com o Espírito Santo, interligando as Costas do Cacau, do Descobrimento e das Baleias. Ainda está prevista a ligação da Lagoa Encantada a Ilhéus.
“Essa é uma demanda antiga que nunca foi atendida porque os governos do PT não tiveram responsabilidade com o desenvolvimento da região, pelo contrário passaram 16 anos enganando a população com promessas eleitoreiras. Isso limita bastante o potencial turístico e por tabela o crescimento econômico da região, que sonha há anos com essa obra”, afirma o deputado Sandro Régis, líder da Oposição na Assembleia Legislativa.