VNEWS BA Mostra a Bahia que você não conhece!

PREFEITURA DE ITABUNA INFORMA:

Requalificação das Unidades de Saúde impacta para melhor a vida dos itabunenses
Usuários dos serviços municipais de saúde têm vivenciado nova fase depois de a administração do prefeito Augusto Castro (PSD) ter iniciado a reestruturação das unidades de saúde.

Desde a reinauguração da Unidade de Saúde da Família João Soares, no Vila das Dores, em julho passado, a 1ª requalificada pela Prefeitura, com o apoio da Faculdade Santo Agostinho de Itabuna (Fasa), tem diminuído a demanda por atendimentos médicos e ambulatoriais.
A humanização e ampliação dos serviços, a melhoria física das dependências das USF e UBS são pontos positivos dessa nova realidade. A diretora do Departamento da Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde, Alessandra Lopes, lembra que a determinação do prefeito Augusto Castro é que as unidades acolham bem e prestem atendimento de qualidade.
As reformas nas unidades estão sendo realizadas pela Fasa como contrapartida do vínculo da instituição com o Programa Mais Médicos. As melhorias na estrutura incluem a substituição de telhado, piso, portas e janelas, além da construção de gabinetes odontológicos, banheiros, áreas de  expurgo, revisão elétrica e hidráulica.
Além da USF João Soares, com abrangência nos bairros João Soares, Vila da Paz, Vila das Dores e Vital Teixeira, também passaram por obras de reforma e ampliação as UBS Roberto Santos, no Santo Antônio,  que também atende aos Jardins Alamar, Italamar e Grapiúna e Centro Comercial; e UBS Moise Hage,  no Lomanto, com área no Odilon, Santa Catarina, Bananeira e Novo Lomanto.
Também já foram reformadas: USF Fátima (Fátima); USF Amália Lessa,  no Novo São Caetano, com abrangência no Fonseca, Novo Fonseca, Vale do Sol, Gegeu Rocha, Loteamento Santa Rita, Carlos Silva e São Caetano; USF Corbiniano Freire, no Santa Inês; USF Mário Peixoto,  no Jorge Amado; e a UBS Lavínia Magalhães, no Conceição, que atende ao Góes Calmon, Vila Zara e São Judas Tadeu.
A diretora da Atenção Básica finaliza lembrando que estas unidades contam com atendimento de profissionais de Clínica médica e Odontológica, enfermeiro, técnico de enfermagem, Agente Comunitário de Saúde e auxiliar administrativo. “Em algumas unidades de saúde, como Corbiniano Freire, Mário Peixoto e João Soares, o serviço de odontologia foi implantado agora. ”,  finaliza Alessandra Lopes.
 ________________________________
Programa Ilumina Itabuna chega a novas áreas da cidade e aumenta sensação de segurança
A Prefeitura de Itabuna prossegue na execução do projeto de modernização da iluminação da cidade, por meio da substituição das lâmpadas tradicionais por LED. Esta ação do Programa Ilumina Itabuna, visa tornar eficiente e econômico o parque de iluminação pública essencial ao  conforto e o aumento da sensação de segurança dos moradores dos bairros e áreas centrais.
O novo sistema de iluminação tem mais durabilidade e maior eficiência. O trabalho está sendo executado por equipes do Departamento de Iluminação Pública, da Superintendência de Serviços Públicos da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo, atendendo à determinação do prefeito Augusto Castro (PSD), cujo Programa Ilumina Itabuna foi apresentado durante a campanha política.
O superintendente de Serviços Públicos, Francisco de Sousa Lino Filho,  afirma que a proposta é padronizar a iluminação LED de toda a cidade, aliando economia e modernidade. “As principais queixas  da população, com  cerca de 70% das demandas, dizem respeito a lâmpadas apagadas ou oscilando ou acesas durante o dia. Com a substituição por LED vamos otimizar o tempo de resposta”, afirma
“Nesta semana, já fizemos melhoramos a iluminação no prolongamento da Avenida do Cinquentenário até a Estação da Emasa, no Mangabinha, e toda extensão da Rua Almirante Tamandaré, no centro, da cidade, e nas avenidas Roberto Santos e Hercília Teixeira de Almeida, do bairro Pedro Jerônimo ao Conceição”, informa o diretor do Departamento de Iluminação Pública, Eldon Almeida.
Ele lembra que outras equipes continuam trabalhando nos bairros fazendo a reposição de lâmpadas. “A população pode colaborar mantendo contato com o Departamento pelos telefones (73) 3613-4774  e 9 8818-8307 (Whatsapp), das 8 às 14 horas, de segunda a sexta-feira”, orienta.
________________________________
Prefeitura de Itabuna promove vacinação contra Covid-19 para toda família  sábado no Dia D
A Secretaria Municipal de Saúde realizará neste sábado, dia 12, das 10 às 14 horas, no Centro de Saúde José Maria de Magalhães Neto (antigo F-Sesp), uma ação especial para imunização de toda a família. Será uma boa oportunidade para que avós, mães, pais, tios, adolescentes e crianças tomem a dose do imunizante ou atualizem o calendário vacinal contra o Covid-19.
A coordenadora da Rede de Frio, Camila Brito, ressalta que “é preciso que todos os membros de uma mesma família garantam a proteção contra o Covid-19”. Segundo ela, não haverá limitação de senhas exatamente para permitir que um maior número de pessoas sejam vacinadas, pois os índices de vacinação completos estão muito baixos apesar de toda a campanha de mobilização através da mídia e das redes sociais.
No Dia D, a vacina estará disponível para crianças de 5 a 11 anos (1ª dose), com e sem comorbidades. Já a segunda dose estará garantida para o público maior de 18 anos em atraso com ciclo vacinal ou adolescentes de 12 a 17 anos, que tenham recebido a 1ª dose da vacina Pfizer até 10 de janeiro.
A terceira dose será disponibilizada para pessoas com mais de 18 anos que tenham concluído o esquema vacinal há quatro meses, a partir da data da segunda dose das vacinas Oxford, Janssen e Pfizer.  Nesta ação, haverá dose de reforço da Janssen para pessoas maiores de 18 anos que tenham tomado esta vacina (primeira dose/dose única) dentro do intervalo 2 a 6 meses.
PRÉ-REQUISITOS PARA VACINAÇÃO INFANTIL
É preciso que pais, tutores ou responsáveis fiquem atentos a alguns pré-requisitos para imunização das crianças, tais como: apresentação do cartão de vacina, do relatório médico que ficará retido para crianças com comorbidades. A criança estar acompanhada pelos pais ou responsáveis (no caso de ser o responsável, o mesmo deverá levar uma cópia do documento do pai ou da mãe da criança e autorização por escrito assinada). Também deverá ser apresentado o documento pessoal com foto dos pais ou responsáveis, e criança não ter sido imunizada com qualquer outra vacina nos últimos 15 dias.
 ________________________________
 Prefeitura fornece novo fardamento para Agentes Comunitários de  Saúde 
A Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, proporcionou a entrega na manhã desta quinta-feira, dia 10, de novo fardamento aos Agentes Comunitários de Saúde (ACSs). “Isto foi possível, após acordo com a categoria em que a primeira parcela do incentivo deveria ser usada para aquisição do fardamento e outros materiais necessários ao desempenho das atividades”, disse a secretária municipal de Saúde, Lívia Mendes Aguiar.
Ela enfatiza que a atual gestão tem atuado firmemente para atender as necessidades dos profissionais, incluindo agentes comunitários. “Há uma preocupação em oferecer condições de trabalho com a criação de salas nas USF e UBS e agora com a entrega do fardamento, depois de a gestão ano passado ter atendido pedidos quanto à melhoria salarial graças ao empenho do prefeito Augusto Castro”, sintetizou.
A ação de entrega dos kits aconteceu na sede do Sindicato dos Agentes Comunitários e dos Agentes de Combate às Endemias (Sindiacs/ACE), no bairro Santo Antônio,  como incentivo e melhoria das condições de trabalho destes profissionais.
Segundo a gerente do Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS), enfermeira Margarida Amorim,  atualmente Itabuna conta com 390 agentes comunitários, quantidade que considera suficiente para atender a população e para cobrir 100% do território municipal, incluindo a zona rural. Ela lembra que o agente comunitário é elo entre as comunidades e o poder público, sendo responsável pelo contato direto com as famílias no dia a dia.
Margarida informa que os ACSs trabalham na prevenção de doenças, promoção à saúde, o incentivo à vacinação para crianças e adultos, acompanhamento de pacientes com comorbidades ou acamados, orientação às mulheres e suas famílias sobre a importância do pré-natal, amamentação e no agendamento de consultas médicas nas unidades de saúde.
“O processo é permanente por meio de visitas domiciliares que ajudam, inclusive, a identificar  e cadastrar gestantes para que possam desenvolver atividades de educação em saúde”, destacou a  gerente. Ela disse que os ACS também identificam gestantes que necessitam de cuidado especial e as encaminham para o serviço de saúde mais adequado.
A presidente do Sindicato dos ACSs, Zilar Portela, destacou a atenção especial que o prefeito Augusto Castro tem dado à categoria, destacando que o novo fardamento era  reivindicação antiga. “o gesto mostra um olhar sensível  aos agentes comunitários e de endemias e a preocupação em garantir melhores condições de trabalho para estes profissionais que fazem a diferença ao cuidar bem da população, independente da classe social”, afirmou
 ________________________________
Boletim Covid-19 
A Divisão de Vigilância Epidemiológica do Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde divulgou hoje o Boletim do Covid-19 com dados referentes aos últimos sete dias. Persistem os problemas técnicos. Por isso, desde o dia 17 de fevereiro o acesso ao sistema e-SUS não tem permitido baixar dados acumulados. Gestões estão sendo feitas junto ao Ministério da Saúde e Secretaria de Saúde da Bahia para a correção.
Itabuna registra 40 pacientes curados, 42 confirmados, sendo 2 casos ativos; leitos em UTI ocupados 14; leitos de UTI disponíveis 09; internados em leitos clínicos 09; leitos clínicos disponíveis, 27, óbitos confirmados 00 e óbitos descartados, 00.
Os óbitos inseridos a cada boletim correspondem aqueles que ocorreram em dias anteriores e estavam sob investigação, não tendo, necessariamente, ocorrido nas últimas 24 h. Diante da circulação da variante Ômicron, continue adotando medidas preventivas para evitar a contaminação. Use máscara.
________________________________
Departamento de Comunicação Social
Prefeitura de Itabuna

Curta e Compartilhe.

Deixe um Cometário




Leia Também