VNEWS BA Mostra a Bahia que você não conhece!

PREFEITURA DE ITABUNA INFORMA:

Projeto Recicla Itabuna será reforçado como Política de Gestão Municipal
O projeto Recicla Itabuna será reforçado como Política de Gestão Municipal por meio de uma articulação das secretarias de Planejamento, Educação, Agricultura e Meio Ambiente. O assunto foi discutido na manhã desta quarta-feira, dia 9, no auditório da Secretaria Municipal de Saúde, contando com a participação de representantes da Associação dos Revendedores de Insumos Agrícolas (Arisba).

A ideia é reforçar o Recicla Itabuna agregando a vertente da Educação Ambiental no ambiente escolar. “É uma semente que está sendo plantada e que dará bons frutos. Uma proposta que envolverá todos os eixos da Administração municipal, fortalecendo a Política de Gestão do Município”, comentou o coordenador de projetos da Secretaria de Planejamento e do Recicla Itabuna, Rosivaldo Pinheiro.
A gerente Andréa Brito explica que a Arisba  desenvolve um Programa de Educação Ambiental  há vários anos que tem como proposta cadastrar escolas das redes municipais de ensino da região sul do Estado, em especial aquelas que atendem alunos do 4º e 5º Ano do Ensino Fundamental. Nas unidades são distribuídos  kits educativos (cartazes, livros e cartilhas) sobre a temática.
“Nossa proposta tem sido orientar o educador a ensinar o aluno sobre o seu papel na sociedade em relação ao tema trabalhado nos kits ambientais. Neste ano, por exemplo, o tema envolve a logística reversa, que consiste no direcionamento correto das embalagens pós-consumo que seriam descartadas gerando impacto negativo no meio ambiente”, explica. Segundo Andréa Brito todo material produzido tem como base a Política Nacional de Resíduos Sólidos.
Atualmente, duas escolas de Itabuna participam de forma isolada do projeto. Uma delas é a Escola da Roça do Povo, que tem como coordenadora Iolanda de Jesus Oliveira. “Nossa escola participa deste projeto há 10 anos. Fico muito feliz em saber que agora o projeto ganhará abrangência no município”, conta, ressaltando que seus alunos são estimulados a fazer  a coleta seletiva na escola o ano todo.
O encontro também teve a participação das diretoras de Meio Ambiente da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, Cilene Souza, e do Departamento de Ensino Profissional, da Secretaria Municipal de Educação,  Débora Oliveira. Desde o fechamento do lixão em maio do ano passado, a Prefeitura de Itabuna vem desenvolvendo o Projeto Recicla Itabuna que tem a participação de 160 agentes ambientais, como passaram a ser denominados os antigos catadores.
____________________________
CREF13/BA fez cerca de 30 atendimentos no 1º dia da unidade móvel em Itabuna
Um total de 28 profissionais de Educação Física foi atendido no 1º dia pela unidade móvel do Conselho Regional de Educação Física (CREF13/BA) do projeto executado em Itabuna com o apoio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Semel). A ideia é que profissionais e empresários do ramo fitness de Itabuna e região sejam regularizados perante o órgão de classe, cuja sede regional é em Salvador.
O Conselho Regional de Educação Física da 13ª Região tem como objetivo fiscalizar e orientar os profissionais na obtenção da 2ª via da Cédula de Identidade Profissional, negociações de anuidades, renovação de documento, solicitações de afastamento ou desligamento, entre outros serviços.
“Nós entendemos que esse atendimento móvel é muito importante. A demanda é muito grande na sede na capital. Por isso, a presidência do CREF13/BA atendeu a Secretaria de Esporte e Lazer de Itabuna. Nossa expectativa é que as pessoas e profissionais que não tenham como se deslocar até Salvador, possam comparecer aqui na Secretaria e aproveitar essa oportunidade”, explica o diretor de Esportes da Semel, Maico Franco.
Ainda segundo o diretor, a Secretaria Municipal da Fazenda e Orçamento disponibilizou um atendente do Setor de Tributos para dar as orientações necessárias às pessoas jurídicas, pois, os proprietários de academias e centros de treinamento também precisam do registro profissional junto ao CREF.
Iniciado na manhã desta quarta-feira, dia 9, o atendimento da unidade móvel prossegue até sexta-feira, dia 11. Os agendamentos são feitos pelo site www.cref13.org.br, com horários disponíveis das 8 às 17 horas. O veículo está estacionado na  Secretaria de Esporte e Lazer, na Rua Cassemiro Rego, no Bairro Góes Calmon, próximo à quadra poliesportiva da Praça Rio Cachoeira.
“Todo serviço que é feito na sede, também é realizado na unidade móvel, a exemplo do registro de recém-formados, regularização de pessoa jurídica, atualização cadastral etc. O CREF está muito mais digital, recebendo documentação por e-mail e contato direto através do whatsapp. Então, a unidade móvel é uma prática para estar mais próximo dos profissionais, principalmente do interior”, explica o agente operacional do CREF, Robson Mendes.
____________________________
Prefeitura de Itabuna atende mulheres nas áreas social e de saúde na Praça Olintho Leone
Em continuidade às ações em homenagem à mulher, por conta da passagem do Dia Internacional da Mulher (8 de Março), a Prefeitura de Itabuna ofereceu hoje, dia 9, na Praça Olintho Leone, no centro,  serviços sociais e de saúde. A ação foi integrada pelas secretarias municipais de Saúde e de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps).
Na área da saúde, além da facilitação para o agendamento de consultas e exames ginecológicos e com mastologistas, também foi possível fazer testes para detecção das Infecções Sexualmente Transmissíveis e repasse de informações relacionadas à Educação em Saúde, inclusive sobre planejamento familiar.
“Sabemos da necessidade de oferecer momentos como este que agilizam o acesso das mulheres a serviços importantes. Por isso, ações como estas serão  realizadas durante todo o mês”, informou a secretária municipal de Saúde, Lívia Mendes Aguiar.
Moradora do Residencial Jardim América, a aposentada Isarildes Mendonça aproveitou a oportunidade para fazer testes para detecção das ISTs. “Não poderia deixar de fazer esses testes. Sempre é bom estar em dia com os exames. Enquanto estiver sendo disponibilizado em ações desse tipo  fazer”, comentou.
A  coordenadora do Centro de Referência em Prevenção, Assistência e Tratamento (Cerpart), Fernanda Barros, informou que cerca de 400 testes foram disponibilizados nesta quarta-feira.
“São testes para detecção das Hepatites B e C, HIV e Sífilis. O resultado é rápido e contamos com toda estrutura para prestar orientações nos casos positivos”, informou
Ela disse ainda informa que todas as mulheres também foram presenteadas com um kit com esmalte, palito para unha, panfleto informativo e caramelos “Nossa intenção foi transmitir a mensagem de que é de fundamental cada pessoa ter o seu próprio material  de manicure para uso durante os serviços” alertou.
Já na área social, de acordo com Joabe Paiva, gerente da Divisão da Juventude, foram transmitidas informações sobre benefícios sociais como BPC (Benefício de Prestação Continuada), CADÚnico, ID Jovem e sobre o Centro de Referência em Atendimento à Mulher (CRAM). Também foram oferecidos serviços de cortes de cabelo e manicure prestados por profissionais da Escola Profissionalizante de Itabuna.
____________________________
Divisão de Zoonoses de Itabuna leva informação sobre Educação em Saúde aos bairros 
A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Divisão de Controle de Zoonoses (DCZ) do Departamento de Vigilância em Saúde, tem reforçado as ações na área de Educação em Saúde com palestras que destacam a importância da adoção e a posse responsável de animais domésticos que ajudam a reduzir o número de cães e gatos abandonados nas ruas. As atividades são desenvolvidas todas as semanas em parceria com a administração das Unidades Básicas e de Saúde da Família.
As palestras, ministradas por profissionais e pela médica veterinária Ellen Gleicer Lima Santos, da coordenação da DCZ,  são direcionadas a pacientes que aguardam atendimento médico nas UBS  e USF. Na semana passada, por exemplo, nas unidades de saúde do Fátima I e II, no Fátima, e Alberto Teixeira Barreto, na Califórnia, a equipe reforçou a importância da vacinação dos animais de estimação contra a raiva e das pessoas contra o Covid-19.
Ellen Gleicer explicou que a Educação em Saúde é um processo permanente visando desenvolver a conscientização e o senso de responsabilidade pelo bem da coletividade que envolve os diversos profissionais de saúde. “Além disso, é importante ampliar o conhecimento das pessoas em relação a assuntos ligados à saúde tanto humana quanto dos animais, pois, só assim teremos uma cidade mais saudável”, destaca.
Ela garante que as informações levadas à comunidade, como parte do cronograma de trabalho da Divisão de Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde, é também uma forma de aproximação entre os moradores e o poder público. “Não deixa de ser uma porta aberta para o recebimento de denúncias envolvendo fatores de risco para ocorrência de zoonoses ou acidentes com animais peçonhentos em nossa cidade”, diz a coordenadora do DCZ.
“As ações educativas representam momento importante quando as pessoas podem conhecer um pouco mais sobre as atividades da Divisão de Controle de Zoonoses, esclarecer dúvidas sobre o trabalho que a unidade desenvolve e aprender mais sobre os cuidados com os animais domésticos”, finaliza Ellen Gleicer.
______________________________
Boletim Covid-19 
A Divisão de Vigilância Epidemiológica do Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde divulgou hoje o Boletim do Covid-19 com dados referentes aos últimos sete dias. Persistem os problemas técnicos. Por isso, desde o dia 17 de fevereiro o acesso ao sistema e-SUS não tem permitido baixar dados acumulados. Gestões estão sendo feitas junto ao Ministério da Saúde e Secretaria de Saúde da Bahia para a correção.
Itabuna registra 58 pacientes curados, 192 confirmados, sendo 134 casos ativos; leitos em UTI ocupados 15; leitos de UTI disponíveis 08; internados em leitos clínicos 09; leitos clínicos disponíveis, 27, óbitos confirmados 00 e óbitos descartados, 00.
Os óbitos inseridos a cada boletim correspondem aqueles que ocorreram em dias anteriores e estavam sob investigação, não tendo, necessariamente, ocorrido nas últimas 24 h. Diante da circulação da variante Ômicron, continue adotando medidas preventivas para evitar a contaminação. Use máscara.
________________________________
Departamento de Comunicação Social
Prefeitura de Itabuna

Curta e Compartilhe.

Deixe um Cometário




Leia Também