VNEWS BA Mostra a Bahia que você não conhece!

PREFEITURA DE ITABUNA INFORMA:

Prefeito Augusto Castro entrega creche no Lomanto e anuncia novos investimentos 
 
“Nossa preocupação é investir na Educação, tanto no pedagógico quanto na estrutura”, disse o prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), durante a entrega da creche Ester Gomes, nesta terça-feira, dia 19, no bairro Lomanto Júnior.
A unidade da Secretaria Municipal da Educação (SEDUC) passou por obras de requalificação. O espaço ganhou banheiros, parque infantil, melhorias nas salas, refeitório e cozinha. Atualmente, Itabuna tem 11 creches, a exemplo da Ester Gomes, que atende a 64 crianças de 2 a 3 anos.
“ Já conseguimos duas creches com FNDE: uma Vila Anália e outra, no Daniel Gomes” , anunciou o prefeito na solenidade. Segundo ele, no início da gestão todos os equipamentos públicos foram encontrados degradados nas áreas da saúde, educação e assistência social.
“Então, a gente está investindo para mudar essa realidade. Não só na infraestrutura, na humanização. Vamos investir na construção e inauguração de novos equipamentos como este que dão conforto e tranquilidade para as mães. A gente sabe da carência e da necessidade de creches na cidade ao longo dos anos, mas estamos avançando. Aqui a gente vê a alegria das crianças e de pais e mães que têm essa responsabilidade junto com professores e psicólogos”, afirmou.
Para o secretário municipal da Educação, Josué Brandão Júnior, uma melhor estrutura física das unidades escolares e de creches reflete no aprendizado. “ Aqui, o cuidado é com a criança e com as mães. Só temos a agradecer ao prefeito Augusto Castro pelo olhar com as 89 escolas da rede municipal”,  assinalou.
Ele lembrou que as escolas passaram por problemas por causa da pandemia e das enchentes do final de dezembro do ano passado.  “ O prefeito não melhorou apenas a estrutura física, mas investiu em brinquedos, materiais e mobiliários. Queremos também distribuir fardamento escolar e mochilas”,  afirmou Júnior Brandão.
A diretora da Creche Ester Gomes, Clésia Costa, disse que em 2021 a estrutura estava degradada. “O forro das salas, por exemplo, estava desabando. Agora, estão em boas condições. Quando chovia molhava as mesas e cadeiras, o que nos trazia desconforto. Agora está tudo requalificado” , comemorou.
A dona de casa Adeilza Meneses tem uma filha de quatro anos matriculada na Creche Ester Gomes. “Hoje é outro ambiente. As paredes estavam manchadas, agora estão lindas. Mudou tudo.  Agradeço a Deus e ao prefeito Augusto Castro”, comemorou. A solenidade contou com a participação de secretários municipais, vereadores e líderes comunitários.
________________________________
NOTA
 
Prefeitura repassa ao CIEE recursos referentes ao mês de junho dos estagiários da Educação
 
 
A Prefeitura de Itabuna repassou ao Centro de Integração Empresa-Escola – CIEE nesta terça-feira, dia 19, os recursos referentes ao mês de junho dos estagiários que desenvolvem atividades educacionais na Rede Municipal de Ensino. O secretário municipal da Educação, Josué Brandão Júnior, explicou que a demora resultou de entraves burocráticos que foram superados. Por isso, acredita que os créditos aos estagiários sejam efetivados pelo CIEE o mais rápido possível.
________________________________
Prefeitura remove quiosques do prolongamento da Manoel Chaves com apoio de ambulantes
 
A Prefeitura de Itabuna realocou em outros espaços, os vendedores ambulantes cujas barracas ou pontos de apoio foram removidas da área pública onde será construída a rotatória de acesso entre a avenida Roberto Santos, no Pedro Jerônimo, e o prolongamento da Avenida Manoel Chaves. Antes da medida, os donos das barracas de cafezinho, acarajé e de um quiosque desativado foram notificados, sendo inclusive orientados quanto aos novos locais onde poderiam atuar livremente.
Os ambulantes que comercializam cafezinho e acarajés foram realocados nas proximidades do ponto que antes ocupavam. Já o dono do quiosque maior foi transferido para uma área nas cercanias da praça do Pedro Jerônimo, em frente ao Módulo Policial, com sua anuência de acordo com o chefe da Fiscalização da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo (SIURB),Joaquim Rodrigues Filho.
Ele realçou o espírito cooperativo de cada um dos ambulantes, principalmente pelo fato de a mudança vir acompanhada da pavimentação asfáltica da via um anseio deles e dos moradores dos bairros Pedro Jerônimo, Daniel Gomes, São Pedro, Maria Pinheiro, Zizo e Fonseca que terão acesso mais fácil às avenidas Manoel Chaves e Princesa Isabel, ao São Caetano e centro do cidade com a pavimentação da via.
________________________________
 
FICC homenageia escritores itabunenses com  a “Noite das Estrelas”
 
 
Com o projeto “Estrelas de Itabuna: Escritores”, a Prefeitura de Itabuna, por meio da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC), pretende homenagear,  valorizar o escritor itabunense e repetir o mesmo sucesso do ano passado. O evento acontecerá na segunda-feira, dia 25, a partir das 19 horas, no Teatro Municipal Candinha Dórea dentro da programação do aniversário do município, que completa 112 anos de emancipação político-administrativa. 
 
Promovido pela Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania, com a parceria da Academia de Letras de Itabuna (ALITA), o projeto apresentará uma série de atividades ligadas ao mundo da literatura itabunense, a exemplo de lançamento de livros, recitais de poesia, roda de conversa e a entrega de Placas de Mérito aos escritores que se destacaram durante o ano em prosa e verso.
 
De acordo com a diretora de Marketing da FICC, Geisa Bahia, o projeto “Estelas de Itabuna”, que também homenageia o Dia Nacional do Escritor, tem ainda uma importante missão: promover lançamentos de livros de autores itabunense tanto para divulgar suas obras, quanto para aquecer o mercado editorial, além de realizar atividades artísticas com performances poéticas. 
 
Para ela, o momento é importante também porque cria oportunidades para o debate sobre a produção literária local, através de rodas de conversas com convidados e mediadores. “Nesse dia, serão homenageados cinco grandes escritores itabunenses que só serão conhecidos no decorrer da programação”, adianta a diretora de marketing, que desenvolve o projeto ao lado da diretora de Planejamento da FICC, Bruna Setenta.
 
Ela lembra que  Itabuna, ao longo de sua história, se projetou como uma cidade rica em nomes que se destacam no cenário da literatura regional, estadual, nacional e internacional também. Ela destaca entre eles, Jorge Amado, Cyro de Mattos, Hélio Pólvora, Valdelice Pinheiro, Telmo Padilha, José Bastos, e outros que engrandeceram e engrandecem o nome da nossa cidade além fronteiras.
 
“Homenagear, reconhecer e valorizar profissionais destes segmentos culturais tão profícuos em nossa cidade, se constitui em respeito e admiração pelas obras literárias das gerações que nos antecederam e um compromisso de incentivo e apoio para as novas gerações de escritores” , frisou Geisa.
 
Ela confirma que a literatura é uma poderosa ferramenta de transformação, por carregar referências capazes de criar uma identificação com o leitor, despertando-o para o gosto da leitura, do conhecimento, da imaginação e criatividade e, especialmente, para a formação de uma consciência crítica e cidadã.
________________________________
CERPAT aplica vacina contra hepatites virais em trabalhadores da Biosanear
 
O Centro de Referência em Prevenção, Assistência e Tratamento (CERPAT) está realizando uma campanha especial em alusão ao Julho Amarelo, mês de luta contra as hepatites virais. Na manhã desta terça-feira, dia 19, a equipe da unidade especializada vinculada à Secretaria Municipal de Saúde esteve na Biosanear, concessionária da limpeza pública, para levar informação e também aplicar vacinas aos trabalhadores.
A coordenadora do CERPAT, enfermeira Fernanda Barros, frisa que o objetivo é reforçar as ações de vigilância, prevenção e controle das hepatites virais – doença caracterizada pela inflamação do fígado, que pode ser causada por vírus ou pelo uso de algumas substâncias como álcool, drogas, etc.
 “Estamos com uma programação segmentada para diferentes públicos durante todo o mês. Hoje, visitamos a Biosanear. Amanhã, dia 20, estaremos na USF Jorge Amado, no Bairro Maria Mattos (Rua de Palha), e na quinta-feira, dia 21, no Abrigo São Francisco”, informa a coordenadora do CERPAT. Na semana passada, o público-alvo da Campanha Julho Amarelo foi pessoas em situação de rua.
Palestras, testes para detecção das hepatites e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), além de vacinas, materiais informativos e a  distribuição de preservativos íntimos (masculino e feminino) são os serviços disponibilizados pelo CERPAT. “Durante todo o mês estamos intensificando a oferta de testes rápidos, vacinação e aconselhamento com psicólogo”, reforça Fernanda Barros.
Ela aproveita para recomendar o teste periódico ou quando houver exposição ao risco de contaminação. “As hepatites virais têm diversas formas de contágio, como, por exemplo, exposição fecal-oral, sangue contaminado através de seringas, agulhas, lâminas de barbear, alicates de unha e outros objetos perfurocortantes, além de relação sexual desprotegida”, alerta.
________________________________
 
Prefeitura de Itabuna entrega a Praça das Oliveiras com homenagens a antigas moradoras do Vila Anália
 
 
A Prefeitura de Itabuna vai inaugurar nesta quarta-feira, dia 20, às 17 horas, a nova Praça das Oliveiras, no Vila Anália, com homenagens às antigas moradoras do bairro. O equipamento público foi requalificado para oferecer lazer, entretenimento e mais qualidade de vida para a comunidade. 
 
Obra executada pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e Urbanismo (SIURB), a reforma da praça integra o Projeto Praça Viva, uma importante promessa de campanha do prefeito Augusto Castro (PSD) que está sendo cumprida no centro e também nos bairros.
 
Entre as intervenções na Praça das Oliveira houve a troca de meio-fio, assentamento de piso intertravado, instalação do parquinho infantil em madeira de eucalipto, separação do parquinho em alvenaria, implantação de academia ao ar livre, piso cimentado nas áreas de academia e de convivência e pergolado também em eucalipto.
 
Ainda foi implantado mobiliário (bancos e mesas de jogos em concreto), iluminação em LED, paisagismo, rampas de acessibilidade, piso tátil e revitalização do ponto de ônibus. 
 
Uma homenagem também foi prestada a três antigas moradoras do bairro: Maria José Valéria de Deus (Dona Zezé), Maria D’Ajuda Lavinscky (Dona D’Ajuda) e Maria José Ribeiro (Dona Maria). Elas foram retratadas em pinturas do rosto fixadas na praça. É um reconhecimento à dedicação que  tiveram cuidando da pracinha, como se fosse uma extensão da própria casa. 
 
O diretor de Obras e Terraplanagem da Superintendência de Serviços Públicos da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo disse que foram feitos os últimos ajustes. Segundo Franklin Pereira dos Santos, houve a implantação do estacionamento para mototáxis e recuperação da via no entorno da praça”, encerrou.
_____________________________
 
Prefeitura de Itabuna promove Seminário de Políticas de Equidade em Saúde
O 1º Seminário de Políticas de Equidade em Saúde do Município de Itabuna acontece nesta sexta-feira, dia 22, a partir das 7h30min, no campus da Faculdade Santo Agostinho de Itabuna (FASA). O objetivo é tratar da equidade em saúde na competência cultural da Atenção Primária à Saúde (APS) no Sistema Único de Saúde (SUS).
Promovido pela Prefeitura de Itabuna, o evento tem como público-alvo enfermeiros, médicos  e agentes comunitários de saúde da Atenção Primária à Saúde do município.
O Seminário visa cumprir, efetivamente, o princípio da equidade a partir da implementação de ações voltadas para o cuidado à saúde dos grupos específicos, especialmente a população LGBTQIA+, as populações negra, em situação de rua, cigana, os povos de terreiros e outros, no município.
Realizado pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Departamento de Atenção Primária e pelo GT de Políticas de Equidade no SUS, o evento conta ainda com a colaboração dos parceiros e profissionais da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) e FASA de Itabuna.
_____________________________
Boletim Covid-19
A Divisão de Vigilância Epidemiológica do Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde divulgou o Boletim do Covid-19. Com dados referentes aos últimos sete dias, Itabuna registra 861 pacientes curados, 2. 004 confirmados, sendo 1.139 casos ativos; leitos em UTI ocupados 00; leitos de UTI disponíveis 00; internados em leitos clínicos 11; leitos clínicos disponíveis, 00; óbitos confirmados 04 e 00 óbitos descartados, 00.
Os óbitos inseridos a cada boletim correspondem aqueles que ocorreram em dias anteriores e estavam sob investigação, não tendo, necessariamente, ocorrido nas últimas 24 h.
________________________________
Departamento de Comunicação Social
Prefeitura de Itabuna

Curta e Compartilhe.

Deixe um Cometário




Leia Também