VNEWS BA Mostra a Bahia que você não conhece!

PREFEITURA DE ITABUNA INFORMA:

Incluídos entres as áreas mais críticas do município, com índices de infestação predial pelo Aedes aegypti – mosquito transmissor das arboviroses como dengue, chikungunya, zika – acima do considerado tolerável pelo Ministério da Saúde, os bairros Novo Horizonte, Santo Antônio e Pontalzinho, em Itabuna, continuam mobilizados.
Nesta quinta e sexta-feira, 12 e 14, o Santo Antônio e o Pontalzinho serão focos das ações do Mutirão de Combate ao Mosquito Aedes aegypti, promovido pela Prefeitura de Itabuna. As equipes das secretarias municipais de Saúde – agentes de combate às endemias, vigilância em saúde, etc. – e da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo – Departamento de Limpeza Pública – estarão em campo entre as 8 e 13 horas.
Durante grande parte do dia, os moradores devem promover o bota-fora, ou seja, retirar lixo e entulhos dos quintais e  terrenos baldios para recolhimento pela Prefeitura. O trabalho de limpeza, remoção de entulhos, aplicação de larvicidas em reservatórios de água.
Também acontecem ações educativas para os cuidados no combate aos focos de reprodução do mosquito transmissor, começou hoje, dia 11, mobilizando máquinas e dezenas de agentes das secretarias municipais de Saúde,  Infraestrutura e Urbanismo (SIURB) e de Segurança e Ordem Pública (SESOP).
Ao encerrar as atividades neste primeiro dia do mutirão, a Superintendência de Serviços Públicos da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo contabilizou a retirada para o aterro sanitário de 10 caçambas de entulhos  e lixo nos três bairros, sendo quatro no Pontalzinho, três, no Novo Horizonte e outras três, no Santo Antônio, onde a ação prossegue nesta quinta-feira, dia 12.
Os mutirões terão sequência, principalmente, nos  bairros que apresentam elevados índices de infestação predial pelo Aedes aegypti, a exemplo do Novo São Caetano, Sarinha Alcântara, Novo Fonseca, Jorge Amado e Carlos Silva de acordo com de acordo com o planejamento da Diretoria de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde que coordena os mutirões.
_______________________________
Prefeitura leva Projeto Movimente-se Itabuna para crianças e adolescentes da Rua de Palha
 
 
A Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer (SEMEL) vai realizar no domingo, dia 15, às 15h30min, mais uma edição do Projeto Movimente-se Itabuna nos Bairros. Dessa vez, o projeto será oferecerá tarde de lazer para as crianças e adolescentes da Rua de Palha, na zona oeste na cidade.
Atividades de recreação para o público jovem e infantil, promove a socialização, além da inclusão social. A SEMEL tem o intuito de levar entretenimento e diversão, através de brincadeiras populares e também práticas esportivas, como: vôlei, basquete, quiz – torta na cara, quiz – balão de água, futebol, cabo de guerra e banho de mangueira.
“O projeto ‘Movimente-se’, leva atividade física por meio da recreação e atividades esportivas e lúdicas para crianças e adolescentes. A ideia iniciou-se no centro da cidade e, a partir disso, optamos por levar aos bairros, para que as pessoas que não tivessem condições de deslocamento pudessem participar”, afirmou o secretário de Esportes e Lazer, Maico Franco.
O projeto contemplou os bairros Vila Anália, Califórnia, e na semana passada o momento de recreação aconteceu no Bairro Daniel Gomes. “Estamos garantindo que a comunidade tenha um dia de lazer e alegria visando a qualidade de vida, e bem-estar através do esporte”,complementou Franco..
O titular da SEMEL disse ainda que a participação da comunidade é muito importante. “Nossa expectativa é que a comunidade da Rua de Palha possa participar desse momento de lazer e interação”, concluiu.
_____________________________
Prefeitura deflagra Mutirão de Combate ao Aedes Aegypti nos bairros com maior incidência
 
 
Mais de 100 funcionários públicos municipais participaram de um Mutirão de Combate ao Mosquito Aedes aegypti promovido pela Prefeitura de Itabuna, na manhã desta quarta-feira, dia 11, nos bairros Novo Horizonte, Santo Antônio e Pontalzinho. Estes três bairros, apresentam maior incidência de casos de arboviroses – dengue, zika vírus e chikungunya.  
 
“Somente o Novo Horizonte, apresenta 13,8% de infestação predial. Outros bairros também apresentam altos índices, mas esta localidade tem o agravante dos moradores guardarem  água em muitos reservatórios pequenos”, informa a coordenadora de Divisão de Combate às Endemias da Secretaria Municipal de Saúde, Lucimar Santos Ribeiro.  Atualmente, Itabuna tem notificados 1.469 de arboviroses, sendo 860 confirmados de dengue, 100 de chikungunya e nove de zika vírus. 
 
As equipes das secretarias municipais de Saúde – agentes de combate às endemias, vigilância em saúde, etc. – e da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo – Departamento de Limpeza Pública – estão trabalhando simultaneamente nas comunidades de maior incidência de focos do mosquito e de casos de arboviroses, com ações de prevenção e de combate ao Aedes Aegypti. De acordo com Lucimar Ribeiro, este mutirão terá continuidade nestas localidades até a sexta-feira, dia 13. 
 
“Nossa meta é visitar 100% dos imóveis. Mas, é importante lembrar que desde o final do ano passado já vínhamos realizando este trabalho preventivo e de conscientização. Agora, estamos reforçando, inclusive com a Campanha Bota-Fora, que consiste no incentivo ao descarte correto de materiais inservíveis de quintais e de terrenos baldios, que podem servir de criadouro das larvas do mosquito”, informa a coordenadora de Endemias.
 
Morador há oito anos da Rua Senhor dos Passos, no Novo Horizonte, Everaldo de Oliveira Santos, conta que sempre fez a sua parte, deixando todos os ambientes da casa limpos e sem focos de larvas do Aedes Aegypti. “Infelizmente não sei se os vizinhos fazem o mesmo, por isso é importante esse trabalho que a Prefeitura de Itabuna está fazendo”.
 
O diretor de Limpeza Pública, Lázaro Pellegrini, frisa que a equipe da Superintendência de Serviços Públicos  da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo (SIURB) segue o roteiro da Secretaria Municipal da Saúde dando o suporte necessário à remoção do lixo e entulho que deve ser  comunidade removido dos quintais e terrenos baldios. 
 
“Constantemente a gente vem fazendo este trabalho, que agora ganha reforço por meio deste mutirão. Nos últimos meses, já conseguimos extinguir 60 pontos de descarte ilegal de entulho, o que auxilia bastante no trabalho preventivo de combate a focos do mosquito”, completa Pellegrini.
 
Segundo ele, em outras localidades da cidade também estão sendo intensificados os serviços de limpeza e remoção, a exemplo dos viadutos Paulo Souto e Fernando Gomes, contorno da Avenida Itajuípe com a BR-101 e  na saída de Itabuna sentido Ilhéus.
________________________________
Hospital de Base é credenciado para o Programa de Tele-UTI do Hospital HCOR da Associação Beneficente Síria.
 
 
O Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães (HBLEM), mantido pela Fundação de Atenção à Saúde de Itabuna (FASI), recebeu credenciamento para o Programa de Tele-UTI do Hospital HCOR da Associação Beneficente Síria da capital do Estado de São Paulo. Essa iniciativa é desenvolvida em parceria com o Ministério da Saúde, através do Programa de Apoio Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI SUS).
 
O objetivo é o fortalecimento do SUS, através de intervenções tecnológicas e de capacitação profissional dos médicos e equipes multidisciplinares do Hospital de Base. “O HCor é considerado um hospital de excelência pelo Ministério da Saúde”, afirmou a  presidente da FASI, enfermeira .
Fernanda Ludgero
 
Ela ressalta que o HBLEM vive uma excelente fase, participando de vários projetos com hospitais de excelência no país, com o intuito de melhorar o desempenho e a qualidade dos serviços médicos e hospitalares prestados à população de Itabuna e do sul da Bahia. 
 
“É imprescindível buscar parcerias com instituições sérias e renomadas no segmento da saúde. Nossa busca é para modernizar as práticas e melhorar o atendimento”, acrescentou, Fernanda Ludgero. 
 
Segundo explicou o projeto será executado por meio de discussões diárias via contatos telepresenciais, onde as equipes do Hcor e do Hospital de Base vão discutir os casos mais complexos e juntos definirão condutas para melhorar o tempo de alta dos pacientes, reduzir óbitos em UTIs e monitorar outros indicadores de qualidade  da unidade hospitalar da FASI.
________________________________________________________________
Prefeitura de Itabuna acelera poda de árvores e limpeza das margens do Rio Cachoeira
Os últimos 15 dias das equipes do Departamento de Limpeza Pública da Superintendência de Serviços Públicos da Prefeitura de Itabuna têm sido de intenso trabalho. Atualmente, concentrados na margem esquerda do Rio Cachoeira ao longo da Avenida Fernando Cordier, os operários de campo têm procedido à remoção de galhos de árvores nativas e exóticas, capina e remoção do lixo deixado pelas cheias do final de dezembro passado.
“Há tempos que não vejo a Beira-Rio com tantos cuidados”, exclamou o estudante Raimundo Silva  das Virgens, que usa as pistas de ambos os lados do Cachoeira, diariamente, para a prática de caminhadas e exercícios físicos nas barras paralelas instaladas pela Prefeitura na avenida, nas proximidades da Praça Otávio Mangabeira. “É legal o que a atual administração está fazendo, dá mais ânimo para que a gente observe a paisagem cada vez mais bonita”, afirmou.
O diretor de Limpeza Pública, Lázaro Pellegrini, disse que  a próxima fase será executada com a remoção de lixo na calha do Rio Cachoeira, em todo o trecho da zona urbana. “Muito lixo  e vegetação se acumulou em vários locais, inclusive sob as pontes da Bananeira, Miguel Calmon (Marabá) e Góes Calmon (ponte velha do Conceição). Há carcaças de geladeiras, fogões e móveis boiando rio abaixo sobre ‘ilhas’ de vegetação . Vamos recolher tudo isto para que as pessoas  voltem a ter a beleza do Rio Cachoeira em todo sua inteireza”, completou.
O superintendente de Serviços Públicos, Francisco de Sousa Lino Filho, disse que os serviços de poda de árvores, roçagem e capina e remoção de lixo deixados pelas enchentes do rio em dezembro tiveram início há dois meses e vão continuar. “Estamos atuando em conjunto com a força-tarefa de combate a focos do mosquito Aedes aegypti, dando o suporte com operários de campo, maquinários e caçambas para limpeza de bairros com maior infestação”, informou
“Além disso, também estamos atuando em outras frentes, a exemplo do Beira-Rio e viadutos, onde nossas equipes fazem um trabalho intensivo. A determinação do prefeito Augusto Castro e do secretário de Infraestrutura e Urbanismo, Almir Melo Jr, é deixar as áreas limpas, sem risco de novos focos do mosquito. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a cidade vive uma epidemia de dengue com mais de mil casos e há registro de casos de zika vírus e chikungunya”, acrescentou.
________________________________
Prefeitura deflagra Mutirão de Combate ao Aedes Aegypti nos bairros com maior incidência
Mais de 100 funcionários públicos municipais participaram de um Mutirão de Combate ao Mosquito Aedes aegypti promovido pela Prefeitura de Itabuna, na manhã desta quarta-feira, dia 11, nos bairros Novo Horizonte, Santo Antônio e Pontalzinho. Estes três bairros, apresentam maior incidência de casos de arboviroses – dengue, zika vírus e chikungunya.
“Somente o Novo Horizonte, apresenta 13,8% de infestação predial. Outros bairros também apresentam altos índices, mas esta localidade tem o agravante dos moradores guardarem  água em muitos reservatórios pequenos”, informa a coordenadora de Divisão de Combate às Endemias da Secretaria Municipal de Saúde, Lucimar Santos Ribeiro.  Atualmente, Itabuna tem notificados 1.469 de arboviroses, sendo 860 confirmados de dengue, 100 de chikungunya e nove de zika vírus.
As equipes das secretarias municipais de Saúde – agentes de combate às endemias, vigilância em saúde, etc. – e da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo – Departamento de Limpeza Pública – estão trabalhando simultaneamente nas comunidades de maior incidência de focos do mosquito e de casos de arboviroses, com ações de prevenção e de combate ao Aedes Aegypti. De acordo com Lucimar Ribeiro, este mutirão terá continuidade nestas localidades até a sexta-feira, dia 13.
“Nossa meta é visitar 100% dos imóveis. Mas, é importante lembrar que desde o final do ano passado já vínhamos realizando este trabalho preventivo e de conscientização. Agora, estamos reforçando, inclusive com a Campanha Bota-Fora, que consiste no incentivo ao descarte correto de materiais inservíveis de quintais e de terrenos baldios, que podem servir de criadouro das larvas do mosquito”, informa a coordenadora de Endemias.
Morador há oito anos da Rua Senhor dos Passos, no Novo Horizonte, Everaldo de Oliveira Santos, conta que sempre fez a sua parte, deixando todos os ambientes da casa limpos e sem focos de larvas do Aedes Aegypti. “Infelizmente não sei se os vizinhos fazem o mesmo, por isso é importante esse trabalho que a Prefeitura de Itabuna está fazendo”.
O diretor de Limpeza Pública, Lázaro Pellegrini, frisa que a equipe da Superintendência de Serviços Públicos  da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo (SIURB) segue o roteiro da Secretaria Municipal da Saúde dando o suporte necessário à remoção do lixo e entulho que deve ser  comunidade removido dos quintais e terrenos baldios.
“Constantemente a gente vem fazendo este trabalho, que agora ganha reforço por meio deste mutirão. Nos últimos meses, já conseguimos extinguir 60 pontos de descarte ilegal de entulho, o que auxilia bastante no trabalho preventivo de combate a focos do mosquito”, completa Pellegrini.
Segundo ele, em outras localidades da cidade também estão sendo intensificados os serviços de limpeza e remoção, a exemplo dos viadutos Paulo Souto e Fernando Gomes, contorno da Avenida Itajuípe com a BR-101 e  na saída de Itabuna sentido Ilhéus.

Curta e Compartilhe.

Total de Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


Leia Também