VNEWS BA Mostra a Bahia que você não conhece!

PREFEITURA DE ITABUNA INFORMA:

Prefeitura de Itabuna capacita técnicos para emissão do Cadastro Florestal com o apoio do IFBA
A Prefeitura de Itabuna, por meio  da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (Seagrima), iniciou na quinta-feira, dia 7, um treinamento para emissão do Cadastro Estadual Florestal de Imóveis Rurais(CEFIR). O instrumento foi criado pela Lei nº 12.651/2012 (Novo Código Florestal), que determina e possibilita o registro dos imóveis e posses rurais junto aos órgãos estaduais de meio ambiente.

Segundo o secretário  Moacir Smith Lima, essa ação é um grande passo para que a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente preste este serviço para que os agricultores familiares recebam benefícios do governo, somente são possíveis através do Cefir. Para ele, é muito dispendioso ao  agricultor pagar um profissional.
O cadastro permite o controle e monitoramento ambiental, a melhoria dos processos de licenciamento das atividades rurais, gestão integrada dos territórios e acompanhamento dos ativos ambientais das propriedades.
A iniciativa tem a parceria do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), à frente da realização do curso de Ordenamento Aplicado ao Cefir, com o doutorando em Geotecnia pela USP Leandro Silva de Assis, que vai dar mais suporte à equipe da Seagrima.
O objetivo do curso é capacitar os técnicos da Seagrima para que possam apoiar os pequenos produtores rurais para que tenham condições de dar entrada no cadastro que é fundamental para a atividade agrícola. Com o registro será possível participar de políticas públicas estaduais e federais como o acesso ao crédito agrícola, em todas as suas modalidades, com taxas de juros menores, bem como limites e prazos maiores que o praticado no mercado.
Além disso, ter linhas de financiamento para atender iniciativas de preservação voluntária de vegetação e proteção de espécies da flora nativa ameaçadas de extinção ou recuperação de áreas degradadas e muitos outros benefícios para quem vive da terra.
O cadastramento ocorre por meio de um sistema eletrônico de identificação georreferenciada dos imóveis rurais, delimitando as Áreas de Preservação Permanente (APPs), Reservas Legais (RLs), as áreas passíveis de uso alternativo do solo, além da hidrografia e dos remanescentes de vegetação nativa, localizados no interior dos imóveis.
______________________________
Secretaria Municipal de Saúde diagnosticou quatro casos de Hanseníase  em Itabuna
Quatro novos casos de Hanseníase foram diagnosticados pelos profissionais da Rede Municipal de de Saúde, em Itabuna, durante a Campanha Março Roxo que se encerra nesta sexta-feira, dia 8. Mesmo assim, as equipes mantêm o trabalho de sensibilização nas Unidades Básicas e de Saúde, onde os pacientes são orientados  a identificar  os  sinais e sintomas  da doença.
A enfermeira Moema Farias de Oliveira, responsável pelo Programa da Hanseníase em Itabuna,  reforça que a doença é causada por  bactéria e entre os sinais estão: manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas, além de placas,  que podem  surgir em qualquer parte do corpo.
Ela disse ainda que pacientes diagnosticados com a Hanseníase que procuraram os serviços de Saúde, por conta do surgimento de manchas, já estão em tratamento com antibióticos. “Essas pessoas são moradoras  dos bairros Pedro Jerônimo, São Roque, Jardim Primavera e São Caetano”, informou.
“Das quatro pessoas com diagnóstico positivo, três já estão em fase multibacilar, ou seja, já transmitem a Hanseníase para  outras pessoas”, explicou Moema Farias de Oliveira.  No entanto, a  doença tem cura e pode ser diagnosticada por qualquer profissional de saúde, através de um teste de sensibilidade, já que o tato é  um dos sentidos afetados.
Para identificar mais  pacientes com a doença haverá em maio uma busca ativa em bairros pré-selecionados, quando as equipes vão fazer sensibilização para levar sintomas dermatológicos da Hanseníase. A atividade ainda não tem data definida, mas será realizada em diversos bairros, entre os  quais São Caetano, Califórnia, Sarinha Alcântara e Pedro Jerônimo.
Segundo a enfermeira, um dos entraves para o diagnóstico precoce ainda é a demora das pessoas pela ajuda médica. “ É preciso deixar claro que uma mancha no corpo sempre é sinal que algo está errado. Infelizmente,  as pessoas só chegam em fase avançada nos postos de saúde, já com a Hanseníase em forma multibabacilar”, lamenta Moema Farias de Oliveira.
________________________________
Secretaria de Esporte e Lazer promove em Itabuna tarde de recreação infantil no domingo
O público infantil não vai ter mais do que reclamar, se depender de atividades físicas, esportivas e recreativas em Itabuna. Neste domingo, dia 10, a partir das 15 horas, na Avenida Mário Padre e  na Praça Rio Cachoeira, próximo à Câmara de Vereadores, a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel) elaborou uma extensa programação dentro do Projeto Movimente-se Itabuna – Tarde de Recreação.
Técnicos da Semel já se mobilizam para montar equipamentos esportivos infantis  no local,  como rede de vôlei, basquete, futebol, dentre outros, para garantir a alegria de crianças, a partir dos três anos de idade. O recreador Katinho Carvalho, que vai liderar o projeto com oito monitores, assegura que “não vai faltar diversão com muitas atividades esportivas, de lazer e de muita alegria para a meninada”.
O diretor de Esporte da Secretaria de Esporte e Lazer, Maicon Franco, lembra que as atividades do “Movimente-se Itabuna” integram o projeto esportivo e recreativo lançado no ano passado para levar lazer e a recreação para crianças, jovens e adultos em várias partes da cidade, além de incentivar práticas esportivas.
“Estas atividades são uma forma que a Prefeitura de Itabuna encontrou para movimentar os domingos na cidade e também proporcionar uma melhor integração entre todos os públicos, em especial as crianças”, destacou Franco.
O diretor acrescenta que a boa prática esportiva ajuda no desenvolvimento da coordenação motora, e na vida saudável da comunidade, de forma divertida, além de estimular atividades físicas, “evitando que não apenas os pequenos, mas os ‘grandinhos’  também saiam de casa para evitar o sedentarismo, aproveitar o ar livre e ter um melhor o fim de semana”, resumiu.
Maicon lembra que a partir deste ano, a Secretaria de Esporte o Projeto Movimente –se Itabuna  também está sendo levado para as comunidades .Os bairros Vila Anália e Califórnia, por exemplo, foram os dois primeiros a contar com a iniciativa da Prefeitura. “Os moradores compreenderam nossa proposta lúdica, que visa uma melhor qualidade de vida e bem-estar para todos”, finalizou.
______________________________
 
Clima de festa e alegria marcam a inauguração da Praça no Maria Pinheiro 
 
 
A população do Maria Pinheiro recebeu com alegria na manhã desta sexta-feira, dia 8, a inauguração da Praça Santa Maria pelo prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD). A obra de requalificação do espaço integra o Projeto Praça Viva  que está modernizando e humanizando as praças públicas da cidade.
“Estamos fazendo o que a população mais gosta que é a entrega de obras de qualidade. E esse é o tom da batida do nosso governo, levar ações para as comunidades que mais precisam. Essa nova praça vai dar dignidade e humanizar o ambiente”, comentou o prefeito Augusto Castro. O local recebeu iluminação em LED, piso intertravado, bancos e mesas coloridas, rampas de acesso, parque infantil, mesas de jogos, além de um projeto de paisagismo.
O secretário de Infraestrutura e Urbanismo, Almir Melo Jr, fez questão de frisar que a Prefeitura também tem realizado obras nos bairros com a mesma qualidade daquelas que estão sendo executadas no centro da cidade. “Isto demonstra carinho com a população de Itabuna. O prefeito Augusto Castro tem sido esse gestor, de pulso firme que governa para todo o povo”, disse.
Morador antigo do Maria Pinheiro, com um comércio no entorno da praça, o comerciante José Firmino (Zé Ceará) revelou estar muito satisfeito com o novo ambiente e com a modernização do espaço público. “Esta era uma necessidade do nosso bairro, que está sendo atendida pelo prefeito Augusto Castro”. O prefeito atendeu a uma solicitação do vereador Solon Pinheiro (Solidariedade)
Já Verônica Dias, moradora da Rua Frei Joaquim Cameli, exultava de alegria porque agora tem espaço digno para diversão de toda família. “Aqui posso levar minha filha para brincar e se divertir. E eu também posso tomar minha cervejinha com as amigas nos finais de semana porque a praça ficou linda. Esta foi a primeira vez que a praça foi reformada. Antes, o local só tinha apenas uma árvore e mais nada”, declarou.
______________________________
Prefeitura de Itabuna vai realizar ações educativas nas escolas sobre  riscos dos caramujos africanos 
A presença de caramujos africanos no meio ambiente e nas residências, tem gerado denúncias à Secretaria Municipal de Saúde. Para esclarecer a comunidade de Itabuna sobre os riscos que o molusco oferece, a Diretoria de Controle de Zoonoses (DCZ) da vai realizar ações educativas e de orientação nas escolas com crianças de até seis anos de idade.
De acordo com a diretora de Controle de Zoonoses, Ellen Glaicer Lima dos Santos, o aumento das chuvas e o tempo quente favorecem a multiplicação destes moluscos. Ela explica que, além das doenças que pode transmitir, o caramujo ataca e destrói plantações.
“A ingestão ou simples manipulação dos  caramujos africanos vivos pode causar a contaminação por vermes que são encontrados na secreção,  podendo contaminar frutas, verduras, etc.”, alerta.
Na quarta-feira passada, por exemplo, houve uma denúncia da presença dos moluscos em uma casa na Rua Bela Vista, no Bairro Conceição.
“Por isso, é fundamental  manter os quintais limpos, sem entulho ou acúmulo de lixo, folhagens mortas, restos de alimentos, etc.”, disse Ellen Glaicer.  A médica  veterinária esclarece ainda que os vermes da secreção do caramujo podem causar uma meningoencefalite parasitária humana, o que provoca distúrbios do sistema nervoso,  verminose ou  perfuração intestinal e hemorragia no abdome.
 “As pessoas precisam evitar a manipulação dos caramujos sem proteção nas mãos. Além disso, devem lavar bem frutas e hortaliças e fazer o controle ambiental”, orienta a diretora do DCZ.
________________________________
Cáritas Brasileira vai entregar cartões de benefícios a famílias de Itabuna atingidas pelas enchentes
A  Cáritas Brasileira, instituição católica, ligada à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB),  vai entregar  300 cartões,  kits de limpeza e  higiene  infantil a famílias afetadas pelas enchentes que atingiram  Itabuna  no final do ano passado.  A assessoria da Cáritas continua visitando os locais afetados e fazendo o cadastro de quem perdeu os bens no período das fortes chuvas.
Os cartões ainda não tem data para serem entregues. No entanto, a distribuição deve acontecer nas paróquias de cada bairro da cidade.  A ajuda humanitária é realizada pela União Europeia, Cáritas Suíça e Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef  Brasil) com o suporte das Dioceses de Ilhéus, Itabuna e Teixeira de Freitas, na Bahia.
 A assessora da organização católica, Ana Paula  Latrilha ,  informou que nos bairros Nova Itabuna, Nova Ferradas,  Ferradas, e  Jaçanã os levantamentos já foram concluídos. “Entre os critérios para receber ajuda humanitária, estão ter perdido a casa na enchente, em vulnerabilidade social, morar de aluguel ou desempregado”, explicou.
 Ana Paula disse que a equipe é formada por quatro pessoas que atendem Itabuna, Ilhéus e Itajuípe, cidades que sofreram a tragédia natural. “ Em Ilhéus, damos suporte a famílias do Salobrinho, Vila Cachoeira e Banco da Vitória, onde os cartões do benefício já foram entregues”, concluiu.
______________________________
Prefeito Augusto Castro participa de audiência na CONDER em Salvador
O prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), esteve em audiência com o presidente da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (CONDER), José Trindade, para discussão de projetos das obras de melhoria da infraestrutura do município de Itabuna. O encontro aconteceu nesta sexta-feira, dia 8, em Salvador.
Como determinado pelo governador Rui Costa, a reunião teve como pauta a requalificação de avenidas e ruas da cidade, da feira livre do bairro São Caetano e Centro Comercial de Itabuna, principal central de abastecimento da cidade, e área habitacional  com a construção de 1.100 unidades por conta dos estragos das enchentes que atingiram o município no final do ano passado.
Na oportunidade, o presidente da Conder elogiou o trabalho que o prefeito, Augusto Castro vem desenvolvendo na cidade. “Estamos aqui trabalhando em prol da cidade de Itabuna. Você está fazendo um trabalho magnífico na região sul do Estado, realmente está de parabéns. O governador Rui Costa tem essa sensibilidade em ajudar cada município que visita, levando obras e benefícios para a população”, destacou.
O prefeito Augusto Castro destacou a importância das parcerias com o Governo do Estado. “Tenho certeza de que com o apoio do governador, Rui Costa, vamos mudar a realidade da nossa cidade”, pontuou.
______________________________________
Boletim Covid-19 
A Divisão de Vigilância Epidemiológica do Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde divulgou o Boletim do Covid-19 com dados referentes aos últimos sete dias. Itabuna registra 11 pacientes curados, 11 confirmados, sendo 00 caso ativo; leitos em UTI ocupados 01; leitos de UTI disponíveis 00; internados em leitos clínicos 02; leitos clínicos disponíveis, 06; óbitos confirmados 00 e 00 óbitos descartados, 00.
Os óbitos inseridos a cada boletim correspondem aqueles que ocorreram em dias anteriores e estavam sob investigação, não tendo, necessariamente, ocorrido nas últimas 24 h. Em ambientes abertos, liberado uso de máscaras. Já em locais fechados use máscara.
________________________________
Departamento de Comunicação Social
Prefeitura de Itabuna

Curta e Compartilhe.

Deixe um Cometário




Leia Também