VNEWS BA Mostra a Bahia que você não conhece!

PREFEITURA DE ITABUNA INFORMA:

Secretaria Municipal de Saúde divulga calendário de vacinação contra a Covid-19 em Itabuna
A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Rede de Frio do Departamento de Vigilância em Saúde, divulgou o calendário de vacinação em  Itabuna nesta semana. Para a vacinação contra o Covid-19 nas Unidades Básicas e de Saúde da Família, a vacinação da primeira, segunda e terceira dose contra será aplicada na segunda, quarta e na sexta-feira, das 8 às 11 e das 13 às 16 horas.

PRIMEIRA DOSE
Para a primeira dose contra o Covid-19, o público é maiores de 12 anos. A documentação é o RG, CPF ou cartão do SUS e comprovante de residência.
SEGUNDA DOSE
Para a segunda dose nas UBS e USF o público são pessoas que estão com data de retorno até o dia 18/03 para uso das vacinas Coronav, Oxford e Pfizer.
Vale destacar que está liberado para todos a antecipação da 2ª dose Pfizer para 60 dias. A documentação é o RG, CPF ou cartão do SUS, comprovante de residência e cartão com registro da primeira dose.
TERCEIRA DOSE
Para a terceira dose serão imunizadas pessoas maiores de 18 anos com conclusão do esquema vacinal há mais de 4 meses (a partir da data da segunda dose).
DOSE DE REFORÇO JANSSEN
Nas UBS e USF pessoas maiores de 18 anos, que tenham um intervalo entre 2 e
6 meses após a primeira aplicação, já podem receber sua dose de reforço da vacina Janssen.
A documentação necessária é o RG, CPF ou Cartão do SUS, Comprovante de Residência e cartão de vacina com registro das doses anteriores.
VACINAÇÃO INFANTIL – UBS e USF
Esta semana, a vacinação infantil acontece nas UBS e USF, na terça e  quinta-feira, dia 17, das 8 às 11 e das 13 às 16 horas.
Serão imunizadas crianças com comorbidade/deficiência permanente de 5 a 11 anos com a Pfizer Pediátrica. Já as crianças sem comorbidade serão vacinadas aquelas de 5 a 11 anos com a vacina da Pfizer Pediátrica e de 6 a 11 anos com a vacina da Coronavac ou Pfizer Pediátrica.
SEGUNDA DOSE
Crianças de 6 a 11 anos sem comorbidade que foram imunizadas com a Coronavac e completaram os 28 dias da primeira dose, já poderão receber a segunda aplicação.
Algumas ressalvas precisam ser seguidas na imunização deste grupo infantil: apresentação de um documento da criança e do cartão de vacina infantil. Para crianças com comorbidade, deverá ser apresentado também o relatório médico que ficará retido. Ademais, a criança deverá ser acompanhada pelos pais ou responsáveis (no caso de não ser os pais, o responsável deverá levar uma cópia do documento do pai ou da mãe e autorização por escrito assinada). Os pais ou responsáveis deverão apresentar documento pessoal com foto.
Outro ponto é que a criança não pode ter sido imunizada com qualquer outra vacina nos 15 dias anteriores. Os pais poderão optar qual a vacina para as crianças sem comorbidade de 06 a 11 anos (Coronavac ou Pfizer Pediátrica). Já para àquelas com 05 anos e àquelas com comorbidade, a orientação é a Pfizer Pediátrica.
As doenças que são consideradas comorbidades são Diabetes mellitus; Pneumopatias crônicas graves; Doenças Cardiovasculares; Doenças cerebrovasculares; Doença renal crônica; Imunossuprimidos; Hemoglobinopatias; Obesidade mórbida; Síndrome de Down e Cirrose hepática. Já as deficiências permanentes consideradas prioridades são a Auditiva, visual, física e intelectual (crianças autistas estão incluídas nesta última categoria).
________________________________
Prefeitura de Itabuna orienta a população a manter reservatórios de limpos para evitar o Aedes aegypti 
Com o  fim do verão e a ocorrência de chuvas o  momento favorável para a proliferação do mosquito Aedes aegypti causador da dengue, zika vírus e chikungunya. Por isso,  a Prefeitura de Itabuna, por meio do Departamento de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde, prossegue com  a coleta  de larvas e  tratamento nos locais onde foram registrados casos das arboviroses até agora em Itabuna.
Atualmente,  os bairros de Fátima, Santo Antônio, Conceição e Centro são os  locais  com mais  notificações. “ Até fevereiro, notificamos 89 suspeitas das arboviroses, com 36 casos  positivos, dos quais dois foram de zika vírus”, afirma a coordenadora de Endemias, Lucimar Santos Ribeiro.
De acordo com Lucimar,  os  agentes fazem diariamente um trabalho focal nos  imóveis onde são detectadas larvas. Já a ação perifocal e pulverização ocorrem em bairros com a presença de uma dessas arboviroses.  “Também fazemos ações educativas e  averiguamos denúncia sobre imóveis abandonados onde a presença das larvas do mosquito pode ser encontrada em razão das chuvas”,  disse.
De acordo com o  último Levantamento Rápido de Índices para Aedes Aegypti (LIRAa) para vigilância entomológica do Aedes aegypti realizado na cidade o índice foi de 3,4% enquanto o Ministério da  Saúde preconiza taxa menor que 1 % como satisfatória. Por meio da coleta de amostras,  a metodologia faz avaliação dos índices de Breteau e Predial e tipo de recipientes.
No entanto, para  que  o índice seja reduzido  ainda mais na cidade é necessário que a população tampe corretamente os reservatórios,  faça a troca diária da água em recipientes e remova utensílios inservíveis que possam acumular água. “ Embora no verão a  presença seja maior, o  risco  para a proliferação  do mosquito ocorre o ano inteiro”, alerta a coordenadora de Endemias, Lucimar Santos Ribeiro.
_________________________________ 
No primeiro trimestre, Prefeitura recolheu cerca de 180 toneladas de entulho das vias públicas de Itabuna
A Prefeitura prossegue no trabalho de limpeza, manutenção e serviços de zeladoria em praças, ruas e avenidas de Itabuna. Nos últimos 90 dias, cerca de 180 toneladas de entulho foram retiradas das ruas segundo o superintendente de Serviços Públicos, Francisco de Sousa Lino Filho.
Ele salienta que o prefeito Augusto Castro (PSD) tem se preocupado em atender as demandas da população de cada área da cidade. “Constantemente temos feito isto, por ser prioridade da administração melhorar a qualidade de vida dos itabunenses, além de conscientizar a população sobre a importância do descarte correto do lixo”, comenta.
Além disso, outra frente de trabalho é a roçagem/poda de praças, jardins, avenidas, ruas, áreas baldias, etc. Também está sendo feita remoção de todo material recolhido durante a zeladoria para o aterro sanitário certificado. Nesta semana, as equipes estiveram concentradas no  Góes Calmon, fazendo a limpeza de ruas e praças.
“Este é um trabalho constante que integra as ações da Prefeitura para manter a cidade sempre limpa. Na próxima semana, atendendo uma solicitação dos moradores dos condomínios residenciais Jubiabá e Gabriela, nossa equipe estará  fazendo todo o serviço de limpeza”, o diretor do Departamento de Logística e Infraestrutura da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo. Lázaro Pellegrini.
________________________________
Prefeito Augusto Castro decreta luto oficial de 3 dias pelo falecimento de Duda do Polirodas 
O prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), decretou luto oficial durante três dias no território do município em homenagem póstuma ao empresário Roberto José Borges da Luz, popularmente conhecido como Duda do Polirodas, que faleceu no sábado, dia 12, em decorrência de hemorragia interna, depois de uma queda no parque de transmissores da Rádio Jornal de Itabuna, de sua propriedade. O Decreto nº 14.832 está publicado na edição do Diário Oficial do Município desta segunda-feira, dia 14.
Nos considerandos do decreto,  está dito que “ o saudoso Roberto Jose Borges da Luz, se destacou de forma notável na área empresarial e de comunicação social neste Município, tendo inclusive atuado como político, sempre em favor dos cidadãos itabunenses e do desenvolvimento do
Município de Itabuna”
________________________________
Prefeitura de Itabuna vai entregar dia 17 nova Praça José de Almeida Alcântara
Um dos logradouros mais conhecidos da cidade, o Jardim do Ó, passou por obras de requalificação executadas pela Prefeitura de Itabuna e será entregue  à população às 17  horas da próxima quinta-feira, dia 17, pelo prefeito Augusto Castro (PSD). As obras foram executadas pela Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo, sob a titularidade do secretário Almir Melo Jr.
 As obras incluíram a troca de meio-fio, implantação de rampas de acessibilidade e piso tátil, assentamento de piso intertravado e pedra portuguesa, paginação artística do piso formando rosa dos ventos no centro da praça, iluminação em LED, paisagismo,  mobiliário e pavimentação asfáltica do entorno.
Há anos que o Jardim do Ó não tinha manutenção alguma. O que pouca gente sabe é sua verdadeira denominação: Praça José de Almeida Alcântara, uma homenagem ao ex-prefeito (1959-1963/  1967-1968) e ex-deputado estadual (1963-1967). Um busto seu será recolocado.
Mas não será possível a escultura em chapa de ferro de 1 cm com quatro faces coloridas com o recorte de colher, em homenagem ao ex-prefeito,  concebida pelo falecido artista plástico Paulo Cardozo. A estrutura desabou em janeiro de 2012, depois de ter sido erguida em 1994. A última reforma da praça aconteceu em 2014. A colher foi símbolo das lendárias campanhas políticas de Alcântara pelo Partido Libertador (PL) e Aliança Renovadora Nacional (Arena), respectivamente.
Por meio da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC), a Prefeitura de Itabuna, recebeu laudo negativo dos artistas plásticos contatados para a recuperação do monumento. “Depois de  avaliação na obra ficou constatado danos irreversíveis em sua estrutura básica de sustentação, com corrosões desagregadoras nas ligações, o que inviabiliza uma restauração à altura de sua composição original” diz declaração do concepcionador itabunense Renart também assinada pelas artistas plásticas Célia Messias e Valdirene Borges.
________________________________
Dia D da vacinação da família contra o Covid-19 alcançou cerca de 300 pessoas em Itabuna 
Um total de  291 pessoas receberam a dose da vacina contra o Covid 19 no sábado, dia 12, no “Dia D da vacinação para toda a família”, numa iniciativa da Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria Municipal de Saúde.  O Centro de Saúde José Maria de Magalhães Neto (antigo F-Sesp), atendeu 221 adultos e 70 crianças de 5 a 11 anos com a 1ª dose.
Já a segunda dose foi aplicada em pessoas a partir de 18 anos em atraso com ciclo vacinal ou adolescentes de 12 a 17 anos, que já tinham recebido a 1ª dose da vacina Pfizer em janeiro. A coordenadora da Rede de Frio, Camila Brito, afirmou ao final do Dia D que o comparecimento do público incentiva a realização de novas ações especiais para que as pessoas se vacinem e completem o calendário.
A fisioterapeuta Aline Góes, foi uma das mães que garantiu a imunização com a 1ª dose da pequena Alice, de sete anos. Ela elogiou a iniciativa ao considerar a ação importante para promoção da saúde, principalmente das crianças que já estão de volta às aulas.
Ela disse que, além de uma feliz ação, o Dia D, realizado num sábado, facilitou a vida de muitas pessoas que não dispõem de tempo para cuidar da saúde da família durante a semana. “Foi tudo muito rápido e seguro por não haver aglomeração”, citou.
O gerente comercial Társio Ribeiro foi outro que destacou a importância de promover ações como essas, que segundo ele, demonstram a preocupação do poder público com a saúde da população. Ele também elogiou a organização e a rapidez com que o processo de vacinação transcorreu. “Aos sábados algumas pessoas têm mais disponibilidade de cuidar de si e da família”, resumiu.
A coordenadora da Rede de Frio considerou bom o número de pessoas imunizadas no curto  período entre 8 e 14 horas. Ela lembrou que não houve a limitação de senhas e ainda que os índices de vacinação completos estão muito abaixo do desejado, apesar de todo o esforço da Prefeitura em promover campanhas de mobilização, inclusive nas redes sociais “Quem perdeu a oportunidade de se vacinar no sábado, pode comparecer a uma unidade de saúde diariamente e completar o ciclo de imunização”, concluiu.
_______________________________
Boletim Covid-19 
A Divisão de Vigilância Epidemiológica do Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde divulgou hoje o Boletim do Covid-19 com dados referentes aos últimos sete dias. Itabuna registra 29 pacientes curados, 29 confirmados, sendo 2 casos ativos; leitos em UTI ocupados 14; leitos de UTI disponíveis 09; internados em leitos clínicos 07; leitos clínicos disponíveis, 29, óbitos confirmados 00 e óbitos descartados, 00.
Os óbitos inseridos a cada boletim correspondem aqueles que ocorreram em dias anteriores e estavam sob investigação, não tendo, necessariamente, ocorrido nas últimas 24 h. Diante da circulação da variante Ômicron, continue adotando medidas preventivas para evitar a contaminação. Use máscara.
________________________________
NOTA DE ESCLARECIMENTO
O bom trabalho desenvolvido à frente da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza credenciou o nome da primeira-dama Andrea Castro, a uma possível candidatura para uma vaga à Assembleia Legislativa do Estado, numa escolha da direção do PSD.
Porém, a escolha da chapa majoritária da coalizão governista, compromete a composição da chapa proporcional. Além do nosso compromisso em trabalhar as demandas da cidade de Itabuna, nos levaram a reavaliar a escolha e retirar o seu nome da pré-candidatura.
Vamos priorizar a realização das propostas apresentadas e aprovadas pela população de nossa cidade e fazer um governo de transformação para a melhoria da qualidade de vida da nossa gente, sempre focado na gestão. A primeira-dama Andrea Castro segue apoiando as ações sociais. No momento oportuno, apresentaremos o nome que nos representará na disputa ao Legislativo baiano.
Reafirmamos o nosso compromisso com o projeto liderado pelo governador Rui Costa e os senadores Otto Alencar e Jaques Wagner pelo desenvolvimento de Itabuna e da Bahia.
Itabuna, 14 de março de 2022.
Augusto Castro
Prefeito

Curta e Compartilhe.

Deixe um Cometário




Leia Também