VNEWS BA Mostra a Bahia que você não conhece!

Prefeito Augusto Castro apresenta aos itabunenses o projeto Mais Água para a Cidade

O prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), e o presidente da Empresa Municipal de Águas e Saneamento (Emasa), Raymundo Mendes Filho, apresentaram para a imprensa e representantes da sociedade civil, na tarde de hoje, dia 5, o Projeto Mais Água para a Cidade. O evento ocorre no auditório da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna.

O Mais Água para a Cidade é projeto de investimento de pouco mais de R$ 26 milhões, que vai resolver em até 80% o problema do abastecimento de Itabuna. Consiste na ampliação da estação elevatória de água tratada, na Estação de Tratamento de Água (ETA), com o acréscimo de duas motobombas. Além disso, haverá a implantação de 6.049 metros de rede adutora e pouco mais de 2 mil metros de rede de distribuição.

Na rodovia BR-101 e na Avenida José Soares Pinheiro, em direção à zona sul, será aplicada a tecnologia não destrutiva, garantindo que o pavimento, por onde a rede vai passar, não sofrerá danos. Também, serão construídos dois reservatórios.

Um, localizado no Bairro Novo Lomanto, com capacidade para armazenar 3 milhões de litros de água. Outro, no Bairro Novo Jaçanã, que vai acumular 5 milhões de litros de água, para atender 36 bairros da zona sul e sudeste que atualmente sofrem com o fornecimento intermitente de água.

OPORTUNIDADE ÚNICA

De acordo com o prefeito de Itabuna, Augusto Castro, o município passa a viver uma nova fase e uma oportunidade única. “Focamos nossa gestão no planejamento e projetamos a cidade para daqui a 40 anos. Obras como o projeto Mais Água, é garantia na melhoria de vida de nossa gente”, afirma.

Segundo o Chefe do Executivo itabunense o projeto também vai contribuir para atração de novos investimentos, com a implantação do Porto Sul e da Ferrovia de Integração Oeste/Leste. “Estamos tendo uma oportunidade única de preparar o crescimento e o progresso da cidade. As obras estruturantes que estamos realizando e vamos realizar ficarão marcadas na história de Itabuna”, disse Augusto Castro.

O presidente da concessionária Raymundo Mendes Filho lembrou que esse é o maior investimento executado pela Emasa nos últimos 30 anos. “Com esse projeto, o prefeito Augusto Castro realiza o maior aporte de recursos na empresa neste período”, destacou.

“Além de proporcionar água nas torneiras diariamente, o Mais Água para a Cidade atende o que determina o Novo Marco Legal do Saneamento, que é a universalização do acesso da população à água até 2033. Itabuna fará o seu dever, a partir de agora”, afirmou Mendes Filho.

O deputado federal Paulo Magalhães (PSD-BA), que por problemas de voo, não pode participar da apresentação do Mais Água para a Cidade, aportou através de emenda parlamentar o valor de R$ 4 milhões para o projeto.

O projeto Mais Água para a Cidade tem previsão de conclusão em 18 meses e de imediato vai atender uma população de cerca 130 mil habitantes. Com as projeções pode chegar a pouco mais de 143 mil pessoas em 2041.


Curta e Compartilhe.

Deixe um Cometário




Leia Também