VNEWS BA Mostra a Bahia que você não conhece!

Morre pai de santo Taata Anselmo Santos Minatojy, fundador do Terreiro Mokambo

O sacerdote de Candomblé e pai de santo fundador do Terreiro Mokambo, Anselmo José da Gama Santos, conhecido como Taata Minatojy, morreu na manhã deste domingo (28), por problemas respiratórios. Ele estava internado no Hospital Menandro de Farias, em Lauro de Freitas, na região Metropolitana de Salvador.

Taata iniciou a sua vida no candomblé de Angola, no Abasá de Kavungo no Rio de Janeiro, 1974. Em Salvador encontrou-se com a Mãe Mirinha de Portão, em 1980, consolidando a sua atividade religiosa. Criou e participou de diversas associações e ações beneficentes na cidade. Fundador do Terreiro Mokambo, no bairro de Dois de Julho, ele também atuou como produtor de Jornalismo e eventos.

“Um dia muito triste para o povo de santo. A Bahia perde um grande líder religioso. Taata Anselmo Santos Minatojy, do Terreiro Mokambo agora está junto aos seus ancestrais, de onde, certamente, seguirá sua bela missão espiritual. Deixa um lindo legado para a preservações das tradições do Candomblé Congo/Angola. Em nome de toda a família, meus sinceros sentimentos à comunidade do terreiro e um grande VIVA à história de luta desse amado amigo, inspiração do nosso filme. A dor é imensa! Muita luz e axé”, diz a nota de pesar publicada pelo site do terreiro.

O corpo do sacerdote deve ser levado ao terreiro para que os procedimentos litúrgicos sejam feitos antes do seu enterro.O sepultamento do líder religioso está previsto para acontecer nesta segunda-feira (29), às 10 horas, no Cemitério Bosque da Paz, em Nova Brasília.


Curta e Compartilhe.

Deixe um Cometário




Leia Também