VNEWS BA Mostra a Bahia que você não conhece!

Ministério da Saúde confirma 6º caso de varíola dos macacos no Brasil

O Ministério da Saúde confirmou nesta quinta-feira, 16, o sexto caso de varíola dos macacos no Brasil. O paciente, de 28 anos e com histórico de viagem à Europa, está em isolamento domiciliar em Indaiatuba, interior de São Paulo. Ele apresenta quadro clínico estável e segue monitorado pelas autoridades sanitárias locais, diz a pasta.

Dos seis casos confirmados no Brasil, quatro estão em São Paulo, um no Rio Grande do Sul e um no Rio de Janeiro. Há 13 casos suspeitos em investigação. Identificada pela primeira vez em macacos, a doença viral faz o paciente apresentar febre, dor de cabeça, dores musculares e nas costas, além de erupções cutâneas.

Caso descartado na Bahia

O caso suspeito da de varíola dos macacos, que vinha sendo investigado pelos centros de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs) de Salvador e o da Bahia, foi descartado laboratorialmente. O resultado foi divulgado na manhã desta quinta-feira (16).

A suspeita foi em indivíduo residente na capital baiana que apresentou a tríade de sintomas da doença: febre alta de início súbito, adenomegalia e erupção cutânea. O indivíduo encontra-se internado em unidade hospitalar da rede privada, em Salvador.


Curta e Compartilhe.

Deixe um Cometário




Leia Também