VNEWS BA Mostra a Bahia que você não conhece!

ITABUNA ACONTECE

Usuários da USF Jorge Amado e moradores do Bairro Maria Matos (Rua de Palha) receberam com alegria na manhã desta terça-feira, dia 9, a entrega da unidade, que foi totalmente requalificada pela Prefeitura de Itabuna em parceria com as Faculdades Santo Agostinho (FASA) e Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB).
 
O novo equipamento de saúde foi entregue oficialmente pelo prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), acompanhado da reitora da UFSB, Joana Angélica Guimarães da Luz, da secretária municipal de Saúde, Lívia Mendes Aguiar, e demais secretários municipais e diretores de órgãos da Administração Municipal.
 
O prefeito Augusto Castro ressaltou a importância da obra e da continuidade das ações essenciais para a manutenção dos serviços de saúde oferecidos na USF. Para sua reabertura, foram necessários investimentos da Prefeitura e instituições de ensino superior parceiras.
 
“Estamos trabalhando para melhorar a estrutura de todas as unidades de saúde do município. Agradeço o empenho da secretária Lívia Mendes que não tem medido esforços, e aproveito para anunciar que a próxima unidade que será requalificada será a UBS José Edites dos Santos, no Bairro São Caetano”, afirmou. 
 
O prefeito também anunciou a chegada de novos equipamentos enviados pelo Governo da Bahia para atender a Atenção Básica e a Média e Alta Complexidade. “Não poderia deixar de agradecer ao governador Rui Costa por sempre estar presente em todos os momentos que Itabuna necessita”, frisou.
 
A secretária Lívia Mendes agradeceu a vereadora Wilmaci de Oliveira (PC do B) e a reitora da UFSB, Joana Angélica, pela cooperação para que a USF Jorge Amado fosse requalificada e entregue à população.
 
“Agradeço a importante contribuição dada por estas duas mulheres, pois a USF Jorge Amado necessitava de requalificação quando foi afetada pelas enchentes de dezembro passado, que destruíram tudo. Wilmaci destinou uma emenda parlamentar para a aquisição do consultório odontológico enquanto a UFSB doou equipamentos para mobiliar a unidade”, reconheceu a secretária de Saúde.
 
A reitora da UFSB, Joana Angélica da Luz, explicou que as doações foram fruto de uma campanha realizada pela instituição de ensino superior para ajudar as cidades atingidas pelas enchentes. “Disponibilizamos doações para vários  municípios atingidos. O que sobrou de recursos investimos em mobiliários para esta unidade de saúde. Isto porque acreditamos que a função da universidade não é só oferecer educação, mas também participar da vida pública da cidade”, explicou a reitora.
 
Mãe de duas crianças de 4 e 8 anos, a dona de casa Lalesca Matos  externou sua alegria em poder contar agora  com uma unidade de saúde adequada para cuidar dos filhos. “Estou muito feliz porque agora temos um local digno para que nossos filhos sejam atendidos. Agradeço ao prefeito Augusto Castro e aproveito para dizer que ele tomou uma decisão acertada em colocar o Pastor Danilo como gerente da unidade. Ele está fazendo a diferença”, opinou.
________________________________
 
Programa Saúde com Agente é aberto em Itabuna para formação técnica de agentes comunitários e de endemias
 
Itabuna passa a integrar das cidades brasileiras que aderiram ao Programa Saúde com Agente, iniciativa do Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS).
Na manhã desta terça-feira, dia 9, 509 profissionais participaram da abertura do Curso de Nível Técnico em Agente Comunitário de Saúde na Faculdade Santo Agostinho de Itabuna (FAÇA), que tem o objetivo de capacitar Agentes Comunitários de Saúde (ACS)  e Combate às de Endemias (ACE), para melhor atender às necessidades da população.
A apoiadora da Educação Permanente em  Saúde da Prefeitura de Itabuna, Deyse Santos, explica que o curso vai fortalecer o trabalho dos  agentes em campo. “ Os Agentes Comunitários de Saúde  e Combate às de Endemias terão novas atribuições, dentre elas, a de verificar a pressão arterial e glicemia”, afirmou.
Com duração de 10 meses, com carga horária de 1.275 horas, o curso será ministrado pela UFRGS e terá modalidade híbrida. Ou seja, com aulas presenciais, através de profissionais da Atenção Primária  ou da Vigilância em Saúde da cidade e virtual com tutores. A grade curricular inclui o reconhecimento de uma plataforma virtual, das tecnologias em saúde e das políticas públicas.
“Todo o processo seletivo dos agentes  foi realizado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, desde a fase de inscrição e homologação”,  falou Deyse Santos.
O curso tem contrapartida da Prefeitura de Itabuna, através da Secretaria Municipal de Saúde. “ O município se predispôs a dar todo apoio para que nossos agentes sejam capacitados”, disse secretária municipal de Saúde, Lívia Mendes Aguiar, na abertura do evento.
A apoiadora de Estratégia Saúde da Família, Margarida Amorim é uma das defensoras da realização do curso em Itabuna, tendo ressaltado o esforço da gestão do prefeito Augusto Castro (PSD) para trazê-lo, já que há 15 anos era esperado pelos agentes.
 “ Fomos contemplados com a adesão da Prefeitura ao curso técnico. Brevemente nossos agentes vão usar aparelhos e equipamentos  que antes não tinham acesso na assistência às pessoas. Além disso, os alunos terão uniformes adequados estabelecidos pelo Ministério da Saúde, chapéu, material didático, oxímetro e glicosímetro, dentre outros” , afirmou.
A Agente Comunitária de Saúde, Alessandra Ribeiro, acredita que o curso vai agregar mais conteúdo ao trabalho que já exerce. “ Agora, vamos poder até aferir a pressão e medir a glicemia dos pacientes. Me senti muito feliz quando fui selecionada”, comemorou.
________________________________
Prefeitura de Itabuna inicia Campanha de Vacinação Antirrábica 
 
A Prefeitura de Itabuna, por meio de equipes da Divisão de Controle de Zoonoses (DCZ) da Secretaria Municipal de Saúde, está realizando  a vacinação em cães e gatos, contra a raiva. A estimativa é que sejam imunizados 21 mil animais domésticos contra a doença no município.
Para amanhã,  dia 10, a ação acontecerá nas praças do Fátima e do Santa Inês, para onde os moradores desses dois bairros devem levar seus pets para receber a vacina. A imunização começa a partir das 8h30min e prossegue até as 16h30min. Podem receber a dose cães e gatos a partir de três meses de idade de acordo com os critérios da Campanha Nacional de Vacinação Antirrábica 2022,  que se encerra no dia 17 de  setembro.
Em Itabuna, a vacinação começou na segunda-feira passada nos condomínios Jardim das Acácias, Jardim das Hortências e Cidadelle. Nesta terça-feira,  está acontecendo nos bairros da Califórnia e  Lomanto.
A diretora da Divisão de Zoonoses, Ellen Gleicer Lima Santos, informou que este ano não haverá vacinação antirrábica nas unidades de saúde. A cada dia, as equipes estarão na praça de determinados bairros de acordo com o calendário elaborado pela DCZ.
Na quinta-feira, dia 11, os vacinadores estarão nas praças dos bairros São Caetano e São Roque e no dia seguinte, dia 12, nas praças da Mangabinha e do Maria Pinheiro. Por último, no dia 15, a imunização acontecerá na Praça do Bairro Jorge Amado. As demais localidades serão incluídas em um novo cronograma que será distribuído logo mais.
A diretora do Departamento da Vigilância em Saúde, Maristela Antunes, alerta aos proprietários ou responsáveis pelos pets sobre a importância da vacinação contra a raiva. Ela lembra que a vacina é gratuita e a principal arma contra doenças infecciosas graves que atingem tanto o animal quanto o ser humano.
“Não deixe de levar seus bichinhos de estimação para receber a dose do imunizante, pois, além de promover a saúde, evita que adquiram a doença infectocontagiosa que pode matar cães ou gatos e ainda atingir seus criadores”, afirma a diretora.
Maristela informa que a raiva canina, por exemplo, é uma das mais graves, e que pode ser transmitida de animais para humanos e vice-versa. Ela diz que um dos principais sintomas da doença é a espumação ou salivação que se forma na boca do infectado.
“Mas também é uma doença viral, que pode acometer qualquer animal mamífero e tem uma incidência altíssima de morte, com taxa de letalidade pode chegar a 100%, segundo o Ministério da Saúde. Por isso, a importância da prevenção por meio da vacina”, alerta a diretora do Departamento da Vigilância em Saúde.
________________________________
Prefeitura de Itabuna recupera ramal do Ribeirão dos Cachorros
A Prefeitura de Itabuna está recuperando o ramal do Ribeirão dos Cachorros, região do bairro Santa Clara, na zona oeste do município, onde uma equipe da Superintendência de Serviços Públicos da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo (Siurb) está melhorando as condições de acesso, muito utilizado para o escoamento da produção leiteira.
 
O superintendente de Serviços Públicos, Francisco de Sousa Lino Filho, ressalta que esta é a primeira vez que o ramal do Ribeirão dos Cachorros passa por uma recuperação. “Estava necessitando de uma atenção especial, porque concentra um grande número de produtores de leite, que representam a Bacia Leiteira de Itabuna”, afirmou.
 
“Recebemos pedidos da Associação dos Agropecuaristas do Sul da Bahia (ADASB), porque muitos produtores de leite estavam com suas atividades inviabilizadas por conta das más condições da estrada. Materiais e insumos não estavam chegando nas propriedades, além da produção que não conseguia chegar ao destino em tempo hábil”, informou Sousa Lino.
________________________________
2ª Edição do Projeto SETTRAN nos Bairros  chega amanhã à Praça Simão Fiterman
Nesta quarta-feira, dia 10, a Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (SETTRAN),  vai realizar a 2ª Edição do Projeto SETTRAN nos Bairros. Desta vez na Praça Simão Fiterman, no São Caetano, a partir das 8 horas para oferecer diversos serviços à população.
Dentre os serviços, estão os recursos contra infração de trânsito e orientações sobre a CNH Social.  Este último,  um projeto que possibilita às pessoas de baixa renda obter gratuitamente a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), nas categorias A e B.
Nesta segunda edição, além do trabalho educativo, também estarão disponíveis os serviços de emissão de cartões de estacionamento e do Sistema Integrado de Transporte (SIT). “ Vamos avançar para outros locais e nos aproximar ainda mais da comunidade”, informou o secretário de Transportes e Trânsito, Thales Silva.
“Vamos levar todos os nossos serviços para cada bairro da cidade para atender as pessoas mais perto de onde moram, como determinou o prefeito Augusto Castro”, disse o secretário. Ele acrescentou que a chegada ao São Caetano foi adiada, depois que fortes chuvas prejudicaram o cronograma.
A primeira edição do Projeto SETTRAN nos Bairros ocorreu no pátio da Secretaria, no Bairro Lomanto, no final de maio. “ Nossa intenção é que o itabunense não precise vir até a Secretaria para ter acesso aos nossos serviços, até porque sabemos que a nossa base fica distante do centro” ,  encerrou secretário Thales Silva.
________________________________
Boletim Covid-19 
A Divisão de Vigilância Epidemiológica do Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde divulgou o Boletim do Covid-19. De acordo com os dados, Itabuna registra 3.248  pacientes curados, 3.306 confirmados, sendo 45 casos ativos; leitos em UTI ocupados 00; leitos de UTI disponíveis 00; internados em leitos clínicos 00; leitos clínicos disponíveis, 00; óbitos confirmados, 10, e óbitos descartados, 03.
Os óbitos inseridos a cada boletim correspondem aqueles que ocorreram em dias anteriores e estavam sob investigação, não tendo, necessariamente, ocorrido nas últimas 24 h.
________________________________
Departamento de Comunicação Social
Prefeitura de Itabuna

Curta e Compartilhe.

Deixe um Cometário




Leia Também