VNEWS BA Mostra a Bahia que você não conhece!

Em protesto, policiais civis se revoltam com declaração de Rui sobre alta velocidade que teria matado agentes e fazem denúncia

“Governador, a culpa sua. A Polícia Civil está nas ruas”: os gritos foram entoados por centenas de policiais civis na manhã desta quinta-feira (10/2), durante uma manifestação que teve início na Praça do Campo Grande, em Salvador, com destino ao prédio da instituição, localizado na Praça da Piedade.

Na lista de reivindicações estão o reajuste salarial e melhores condições de trabalho, além da revolta com a declaração do gestor estadual, Rui Costa (PT), de que os policiais civis mortos em um acidente na região de Itaberaba estavam em alta velocidade.

“Estamos pedindo que o estado mude o padrão remuneratório de nível médio para nível superior. Hoje, o policial ingressa com R$ 3.900. Muito pouco para o risco de vida que corre. Ser policial na Bahia é um ônus. Vivemos um estado de insegurança e violência e os baixos salários não são atrativos na carreira”, disse Eustácio Lopes, presidente do Sindicato dos Policiais Civis da Bahia (Sindpoc).

Há duas semanas, às quintas-feiras, os policiais fizeram o “lockdown da Segurança Pública” em todo o estado, uma paralisação com restrição de alguns serviços. Só estavam sendo realizados os flagrantes e levantamento cadavéricos. Os demais, a exemplo do registro de ocorrência, diligência, operações e cumprimento de prisões ficaram suspensas.

Ainda de acordo com Eustácio, a Bahia tem somente 5.500 policiais civis nos seus quadros, para atender os 417 municípios baianos. Quando a recomendação mínima seria de pelo menos 11 mil agentes. Ele disse que a categoria tenta diálogo com o governo do estado para cobrar as pautas dos servidores, mas os representantes não são atendidos pela gestão.

DECLARAÇÃO DO GOVERNADOR

Durante a manifestação desta quinta-feira, em um trio elétrico, um agente bradou contra Rui Costa. “Perdemos um amigo, um agente e o governador vem dizer que o carro estava em alta velocidade. É preciso fiscalizar alguns delegados. Muitas vezes a gente precisa deixar delegado em academia, fazendo coisa particular”

Durante o programa da TV Aratu, Cidade Aratu, o governador comentou, na segunda-feira (7/2), o capotamento de uma viatura que deixou os três policiais civis mortos no município de Itaberaba, a 277 km de Salvador. Para o gestor estadual, o condutor estava em alta velocidade. Os agentes estavam a bordo de uma caminhonete, modelo Ranger.

“A polícia vai apurar se passou um animal na pista ou o que aconteceu. Pelo impacto, uma coisa é certa: a velocidade estava muito alta. O carro praticamente se desmontou. Um choque daquele para ter desmantelado o carro daquela forma é porque a velocidade estava muito alta. Os técnicos chegarão à concusão”, comentou o petista


Curta e Compartilhe.

Deixe um Cometário




Leia Também