VNEWS BA Mostra a Bahia que você não conhece!

Dieta saborosa: saiba como emagrecer comendo bem

Fazer uma dieta saborosa não é impossível. Uma alimentação balanceada, ao contrário do que alguns podem pensar, não é um sinônimo de sofrimento. Para emagrecer não é preciso renunciar aos prazeres do paladar. Mas é necessário um pouco de criatividade e boa vontade na cozinha. Além de um conhecimento básico sobre os alimentos que podem auxiliar na busca por um corpo mais estético e saudável.

A pandemia que atingiu o mundo em 2020 e continua fazendo estragos também nos obrigou a mudar alguns hábitos. Com isso, muitas pessoas se tornaram sedentárias e começaram a ganhar peso. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de 20% dos brasileiros adultos são obesos.

Para mudar essa realidade, além de incluir exercícios físicos na rotina, é necessário rever os alimentos ingeridos durante o dia. A falta de tempo e a preguiça são fatores que contribuem para uma má alimentação. Afinal, pedir uma pizza ou um hambúrguer durante a semana é muito mais fácil do que descongelar carne e cozinhar, não é mesmo? Outro fator que afasta as pessoas de uma boa alimentação é a falsa ideia de que o novo cardápio será sem graça. Mas é possível realizar uma dieta  saborosa e perder peso ao mesmo tempo.

“A chave para superar o tédio alimentar é preparar refeições saborosas, saudáveis e variar os alimentos e a forma de preparo”, indica Adriana Stavro, Nutricionista Mestre pelo Centro Universitário São Camilo.

A especialista nos ajudou a levantar algumas dicas para deixar a dieta saborosa e saudável. Confira:

Modo de Preparo

Grelhar é um método de cozimento muito popular. De acordo com Stavro, isso proporciona um sabor mais robusto a carnes, vegetais e até a algumas frutas. O importante é mesclar outros tipos de preparo para não enjoar da comida. A nutricionista explica que também é possível assar, refogar e usar marinadas à base de vinagre e azeite para deixar a dieta mais saborosa.

Variação de ingredientes

“Preparar carnes, vegetais e grãos com ervas e especiarias criam refeições incríveis com sabor fabuloso”, conta a especialista. Segundo ela, é possível desfrutar de uma variedade de vinagres para deixar a dieta saborosa sem que isso implique em muitas calorias adicionais. “Os molhos vermelhos são uma ótima maneira de destacar o sabor de carnes, grãos e vegetais”, completa.

Inclusão de temperos naturais

Para comidas salgadas é possível adicionar algumas especiarias como cominho, pimenta preta, cúrcuma e ervas frescas. De acordo com Stavro, elas ajudam a temperar melhor a comida e deixar a dieta saborosa. Já em pratos doces é possível incluir canela e noz-moscada, por exemplo. Excelentes complementos para realçar o sabor de iogurtes e frutas. Baunilha, limão e amêndoas também são alguns ingredientes que combinam com alimentos doces.

Terra

 


Curta e Compartilhe.

Deixe um Cometário




Leia Também