VNEWS BA Mostra a Bahia que você não conhece!

CRIME DO JUBIABÁ REVOLTA MULHERES ITABUNENSES

Lara Passos, de 18 anos, foi assassinada na manhã desta quarta-feira (29), no Condomínio Jubiabá, no bairro Nova Ferradas, em Itabuna. A moça foi morta a golpes de faca pelo próprio namorado, conhecido como Beto, morador do bairro Lomanto. Após o crime, ele tentou tirar a própria vida com a mesma faca que matou a namorada. O Samu 192 foi acionado, mas constatou o óbito da jovem que foi atingida no peito e costas. O Departamento de Polícia Técnica fez remoção do corpo. Já o criminoso, mesmo ferido no peito, conseguiu fugir por um matagal. A informação de que ele foi morto por populares, ainda não foi confirmada pela polícia. É o 1° crime de Junho. A cidade não registrava execução há 31 dias. Em 2022, Itabuna já contabiliza, 17 homicídios + 20 bandidos mortos = 37 mortes violentas.

Informações, dão conta que o autor do feminicídio, que ocorreu na manhã desta quarta (29), no Condomínio Jubiabá, que fica no bairro Nova Ferradas, está vivo e foi encaminhado ao Hospital de Base. Ele foi identificado como José Roberto Silva (Beto), de 39 anos (Beto), e está com ferimentos a faca no tórax, abdômen e costas, Não há informações concretas se ele realmente se esfaqueou, ou foi vítima de justiça com as próprias mãos de moradores. A jovem morta por ele se chamava Lara Passos, de 18 anos.

NOTA DE REPÚDIO

O GRUPO MULHERES DO BRASIL – Núcleo de Itabuna, por meio do Comitê de Combate à Violência contra a Mulher, vem a público repudiar o feminicídio ocorrido no dia de hoje (29) em Itabuna. Repúdio este, extensivo a todos os atos de feminicídio e de violência contra mulheres ocorridos em nossa cidade e na região com frequência estarrecedora que vem ocorrendo.

De janeiro do ano em curso até a presente data, as estatísticas mostram inúmeros casos registrados de violência contra a mulher, aumentadas por mais este ocorrido com Lara Passos, uma jovem de apenas 18 anos de idade, neste 29 de junho de 2022.

Sabe-se que muitos fatores contribuem para a reprodução da violência contra mulheres e uma delas é a ausência ou ineficácia de políticas públicas que assegurem a prevenção, a promoção e a punição justa dos agressores e feminicidas. Essa violência covarde é uma preocupação do Grupo Mulheres do Brasil que, por meio de seu Comitê de Combate à Violência contra a Mulher, tem trabalhado em projetos e com a rede de apoio da cidade para que esses números diminuam, e homens e sociedade sejam conscientizados da gravidade da situação das mulheres em nossa sociedade. Reafirmamos, contudo, que essa deve ser a preocupação de toda sociedade brasileira.

Não podemos nos conformar com a naturalização de nenhum tipo de violência contra a mulher, por isso, não nos calaremos, enquanto uma mulher sofrer por violência em todas as suas formas as quais têm ocorrido cada vez com mais frequência e confirmando a total insegurança das mulheres.

O Grupo Mulheres do Brasil atua com o objetivo e a esperança de ver esse problema social eliminado em nosso país e, diante do fato ocorrido com Lara Passos, não poderia ficar alheio à situação.

Assim, vem a público repudiar todo e qualquer caso que superlativiza os já altos índices de violência contra mulheres na cidade de Itabuna e em todo o Brasil.

Esperamos do Poder Público mais ações de enfrentamento, de políticas públicas, mais trabalho de conscientização e de fortalecimento das redes de apoio e de proteção ante à assustadora e revoltante estatística. Por fim e nesta oportunidade, registramos nossa solidariedade aos familiares da jovem vítima de feminicídio Lara Passos.


Curta e Compartilhe.

Deixe um Cometário




Leia Também