Antigamente se falava “pelo andar da carruagem”.
Estamos vendo que o conteúdo da frase supra, em parte, não vai a lugar algum neste momento.
De início, não se deve na vida guardar mágoas ou rancores do que vivemos, caso isso não seja perdoado, ou até mesmo esquecido no passado, não conseguiremos viver o hoje, esse é um ponto de reflexão inicial.
Salientamos que, quando se assume uma função pública, em especial um mandato eletivo, que foi emanado do povo, durante esses 04 (quatro) anos, o gestor não se pertence mais, é obrigado abdica-se de seus projetos pessoais e, dedica-se exclusivamente todo seu tempo aos munícipes, evitando radicalmente pensar no seu eu, nos seus eleitores e colaboradores de campanha, mas sim em todos. O Eu só deve voltar existir ao final do mandato. Caso queira tentar ser reeleito, com respaldo popular, por certo estará mais preparado.
Agora é mostrar a qualificação para o cargo, apresentar projetos que melhorem a dignidade da população e, isso tudo buscando as parcerias privadas, quando possíveis, nos parâmetros estritamente da legalidade. (observando os cuidados com interesses escusos).
Deve o gestor, sobretudo, buscar os governos estadual e federal com bons projetos que irão desaguar em obras e ações com o desiderato das efetivas melhorias para toda a população.
Até agora, tudo aparentemente muito cedo, mas vivo a preocupação da metáfora:
“É o começo do fim ou é o fim” trecho da música “Veja Margarida”, de Elba Ramalho.
O prefeito de Ilhéus decretou estado de emergência na saúde pública municipal. A medida tem prazo inicial de 90 dias e permite contratações emergenciais, cessão de veículos entre secretarias e ações rápidas para garantir atendimento à população.
O decreto assinado nesta quinta-feira (8) traz como justificativas a precariedade da frota de ambulâncias, o desabastecimento de medicamentos e materiais básicos, além de débitos acumulados com fornecedores e servidores. O governo afirma que também enfrenta a falta de contratos vigentes para serviços essenciais e uma ordem judicial de despejo da atual sede da Secretaria de Saúde.
A administração municipal garante que busca transparência nas ações e encaminhou o decreto aos órgãos de controle, como Tribunais de Contas e Ministério Público. Medidas emergenciais previstas incluem licitações rápidas e a apuração de responsabilidades pela situação encontrada.
Uma mulher, que preferiu não se identificar, disse que enviou uma mercadoria pelo aplicativo da Uber na manhã desta quarta-feira (8), mas que o produto não foi entregue ao destinatário. A corrida com o produto foi feita por um motociclista que pegou a encomenda no bairro Stiep e teve como destino o Corredor da Vitória.
A denunciante diz que acompanhou a corrida pelo aplicativo e que o motouber chegou a fazer o trajeto correto, mas que não entregou a encomenda para o esposo dela que aguardava a chegada da mercadoria do lado de fora. A mulher diz que a encomenda é uma escova para fazer higienização de estofado, instrumento de trabalho dela e do marido. Ela diz que tentou contato com o profissional pelo aplicativo, mas não teve sucesso.
O motociclista, de prenome Luan, estava pilotando uma moto Honda CG 125, placa JRP5540. A moto, porém, está no nome de outra pessoa. A denunciante já prestou Boletim de Ocorrência na delegacia. Ela diz que ficou no prejuízo e quer que o motouber apareça e devolva a mercadoria.
“Eu fiquei no prejuízo. Isso foi de manhã cedo, então daria tempo dele entrar em contato comigo de volta porque eu liguei pra ele três vezes pelo aplicativo e depois relatei a ocorrência, mas não tive retorno. Coloquei a situação em grupos de motoboys no WhatsApp e uma pessoa disse que Luan já fez outras vítimas”, disse a mulher que fez a denúncia.
A Prefeitura de Ilhéus iniciou ações de limpeza e manutenção urbana em Olivença, visando preparar o distrito para a Puxada do Mastro 2025, uma das mais tradicionais manifestações culturais da cidade. As atividades seguem até sexta-feira (10), quando começa a programação oficial do evento.
Os serviços incluem poda de árvores, reparos no calçamento, raspagem de terra, limpeza das praias, pintura de meio-fio, entre outras melhorias. As ações são conduzidas pelas equipes das Secretarias de Serviços Urbanos e de Infraestrutura e Defesa Civil, sob a coordenação dos secretários Cacá Colchões e Gabriel Cerqueira, respectivamente, além da participação do secretário de turismo, Maurício Tavares.
“Olivença merece atenção especial. Nosso objetivo é revitalizar o distrito, contribuindo não só para a realização de um evento marcante, mas também para reforçar o orgulho de moradores e todos envolvidos na festa”, destacou o secretário Cacá Colchões, que também informou que a Secretaria de Serviços Urbanos está atuando em outras frentes de trabalho, com equipes no bairro Conquista, nos arredores do Centro Administrativo Municipal, e no Pontal, na extensão da Sapetinga.
A programação da Puxada do Mastro começa na sexta-feira (10), incluindo atrações musicais, manifestações culturais e atos religiosos. Detalhes sobre o evento serão divulgados nos próximos dias.
O Colo-Colo de Ilhéus, um dos clubes mais tradicionais da Bahia e maior representante da região cacaueira, vive uma grave crise financeira que pode tirar o time do Campeonato Baiano de 2025. Os torcedores do Colo-Colo estão preocupados com a dificuldade do clube em registrar os jogadores no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF, condição indispensável para disputar a competição.
A menos de uma semana do início do torneio, o clube precisa arrecadar R$ 30 mil para quitar as taxas de inscrição e evitar que o Tigre fique fora da estreia. Até o momento, nenhum jogador foi registrado, e a situação gera angústia entre os dirigentes e torcedores, que aguardavam ansiosamente o retorno do time à elite do futebol estadual.
Para ajudar o clube, um movimento solidário está em andamento, e os torcedores e parceiros podem contribuir diretamente via Pix, utilizando a chave CNPJ: **13.630.108/0001-00**. O valor arrecadado será fundamental para garantir a regularização dos jogadores e a presença do Tigre no campeonato.
Atual campeão da segunda divisão do Campeonato Baiano, o Colo-Colo trouxe esperança aos fãs, mas agora enfrenta o risco de um novo revés que pode comprometer sua presença na primeira divisão e sua sobrevivência no cenário esportivo.
A mobilização da comunidade e da iniciativa privada é crucial para evitar que o Colo-Colo fique de fora de uma das competições mais importantes da Bahia. A torcida confia que, com união, será possível superar esse momento crítico e manter viva a tradição do futebol ilheense.
O Beach Sound Ilheús já promoveu momentos inesquecíveis neste verão. E, promete emoção em dobro neste sábado, dia 11, com um dos shows mais esperado desta temporada: considerado um dos maiores nomes do samba e pagode no Brasil, Thiaguinho faz sua primeira apresentação do ano na Bahia e, traz sua energia contagiante para o Beach Sound, em uma noite que vai ser inesquecível.
E o prazo para comprar o ingresso com preço do lote atual é até esta quarta-feira, dia 08, até às 23:59h.
Anote aí: o Batuba será palco da melhor tarde do verão, com sucessos que embalam corações e fazem todo mundo cantar junto. Atitude 67, Amaparo Jr. e Marcos Paulo completam essa incrível line up. Venha, fazer história com junto com a gente.
PONTOS DE VENDAS:
– Ilhéus: Armazém Carioca, Stand do Carioca, Bazar Freitas e Loja Natura
– Itabuna: Stand Shopping Jequitibá, Bigodon, Jandson iPhone
– Vitória da Conquista: Point do Ingresso (Centro), Central de Ingressos (Shopping Conquista Sul)
José Adenilton Santos Alves, 49 anos, o Denilton do Porco, 49 anos, foi um dos vereadores mais votados na cidade de Itapé. Ele foi eleito pelo Podemos e obteve 476 votos, sendo o maior percentual de votos dentro do partido.
Nascido em Itapé, comerciante, o novo representante do povo, tomou posse destacando a grandeza e responsabilidade do papel como legislador. ” Este é um momento importante da minha vida, porque vou lutar pela melhoria e qualidade de vida da nossa população, apresentando projetos e leis, que trarão desenvolvimento para a nossa cidade”, disse o vereador.
Denilton do Porco disse ainda que o seu gabinete sempre estará com as portas abertas para atender a população de Itapé, mas que terá um representante a altura na câmara municipal.
No final da tarde de ontem, dia 6, em uma solenidade bastante concorrida em seu Gabinete, o prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), acompanhado da Primeira-dama Andrea Castro, do presidente da Empresa Municipal de Águas e Saneamento (EMASA), Ivan Maia, da secretária de Infraestrutura e Urbanismo, Sônia Fontes, e do superintende executivo de varejo da Caixa Econômica Federal (CEF), Lucas Ribeiro, assinou o Termo de Compromisso para a execução do Projeto Mais Água para a Cidade III.
O Projeto Mais Água para a Cidade III atenderá os bairros da zona norte da cidade, a exemplo do Califórnia, Nova Califórnia, Santa Inês, Fátima, Parques Boa Vista, Loteamento Paraíso, João Soares, condomínios residenciais Jardim América I e II e Vida Nova e Parque Verde.
. Para isso, será construída uma nova Estação de Tratamento de Água (ETA), um reservatório apoiado, uma estação elevatória e um reservatório principal de distribuição.
O prefeito Augusto Castro disse que a cidade vive um momento histórico, fez um agradecimento especial a toda a diretoria da EMASA e ressaltou o papel do ex-presidente Raymundo Mendes Filho, que iniciou o Projeto Mais Água para a Cidade.
“É um momento histórico para Itabuna. Há dois anos, iniciamos o Mais Água com muita coragem. Não havia dinheiro, pedi para licitar e disse que iríamos correr atrás dos recursos. Assim, tocamos e estamos com o novo sistema pronto. Até o final de fevereiro, vamos entregar o Mais Água I e II”, garantiu o prefeito.
“Agradeço ao ex-presidente Raymundo Mendes Filho e a diretoria da EMASA e a equipe da Caixa Econômica Federal, na pessoa do superintendente Lucas Ribeiro. Agora, começa uma nova etapa desse projeto para atender a região do Califórnia e Fátima. Estamos universalizando o abastecimento de água em Itabuna, com água todos os dias nas torneiras, e levando dignidade às pessoas, melhorando a qualidade de vida de nossa gente”, disse Castro.
O novo presidente da EMASA, Ivan Maia, agradeceu a receptividade e destacou o compromisso de tocar essa nova etapa do Mais Água e modernizar o saneamento básico de Itabuna.
“Essa é uma obra importantíssima para a cidade, porque o Mais Água III atenderá mais de 55 mil pessoas. Estou comprometido com o prefeito Augusto Castro em tornar a EMASA mais moderna no tocante ao saneamento”, assegurou Maia.
Para a secretária de Infraestrutura e Urbanismo, Sônia Fontes, e presidente do Conselho de Administração da EMASA, o Projeto Mais Água para a Cidade é fruto de um sonho do prefeito Augusto Castro.
“Nesta sala aqui, na gestão passada, em uma reunião com os colegas secretários, presenciei sair um sonho e um desejo do prefeito: o maior programa que esse município tem em sua história. Há muitas obras hoje em Itabuna. Mas, nada é tão importante quanto o Mais Água. Pelo simples fato que água é tudo na vida. Não poderíamos pensar no futuro e no desenvolvimento econômico sem água”, lembrou a secretária.
O superintendente de varejo da CEF, Lucas Ribeiro destacou as idas e vindas para chegar até o ato de assinatura do Termo de Compromisso.
“Gestão eficiente é importante e salutar. Mas, como disse a secretária Sônia, o que nos move é o sonho. Para chegar até aqui, ocorreram muitas idas e vindas. Se você quer construir uma arca, não junte pessoas para viabilizar o material, mas ensine a desejar a imensidão do oceano. A Prefeitura de Itabuna e a Caixa desejam a imensidão do oceano, o Mais Água III é a prova disso”, profetizou o superintendente da CEF, Lucas Ribeiro.
O Projeto Mais Água para a Cidade III conta com aporte de recursos da União, através do Novo PAC da ordem de R$ 21.425.716,00 e contrapartida de R$ 3.016.431,11 do município.
Estiveram presentes à solenidade os secretários Davi Dultra (Fazenda e Orçamento), José Carlos Trindade (Promoção Social e Combate à Pobreza), Lívia Mendes Aguiar (Saúde), Antônio Calhau (Gestão e Inovação), João Carlos Oliveira (Agricultura e Meio Ambiente), Rosivaldo Pinheiro (Governo), Humberto Mattos (Segurança e Ordem Pública) e os presidentes da FICC, Aldo Rebouças, e da FASI, João Omar Galvão.
Ainda os diretores da EMASA Ronaldo Simas (Finanças), Fernando Duarte (Técnico), Moisés Figueiredo (Administrativo) e Fabiana Rocha (Coordenadora Jurídica).
Pela CEF prestigiaram a solenidade Rodrigo Rabelo (Coordenador da Filial), Isralso Júnior (superintendente da Filial), Thais Almeida (Gerente), Murilo Dias (Gerente Geral Agência Itabuna) e Bruno Moura (gerente geral Agência Rio Cachoeira).
Além dos vereadores Erasmo Avilia (PSD), Eldon Almeida (Avante), Babá Cearense (PP), Ronaldo Geraldo (Republicano), Silas Santos (PSD), Ricardo Xavier (Cidadania), Bruno Bileco (PSB), Thales Silva (Republicano), Denilton Santos (Avante), José Carlos (SD) e Adilson Borges – Zói (Avante).
____________________________________
Departamento de Comunicação Social
Prefeitura de Itabuna
A rapidez ( apenas 2 dias ), para a as inscrições do processo seletivo vem sendo motivo de criticas por parte dos interessados.
O Prefeito Municipal de Itaju do Colônia, Elder Marques Fontes, publicou no Diário Oficial do município, abertura de processo seletivo simplificado para a contratação de pessoal por tempo determinado para atender as necessidades do município.
As vagas são para prestarem os serviços de Pintor, Pedreiro, Servente, Agente de Limpeza Pública, Agente Administrativo, Motorista, Vigilante, Auxiliar de Serviços Gerais, Enfermeira, Técnica de Enfermagem, que será regido pelas normas estabelecidas no Edital.
As inscrições foram abertas ontem ,dia 06 e terminam hoje ( 07 ). São [08] vagas para pedreiros, Ensino
Fundamental Incompleto e salário de R$ 1.518,00. Servente 06 vagas e ensino Fundamental Incompleto , com salário de R$ 1.518,00.
Agente Administrativo, [12] Ensino Médio Completo com salário de R$ 1.518,00, Motorista [14] Ensino Fundamental incompleto e salário de R$ 1.518,00. Vigilante [6] Ensino Médio Incompleto, salário de R$ 1.518,00
Agente de limpeza pública, [12] Ensino Fundamental Incompleto com R$ 1.518,00.
Enfermeira [4] Ensino Superior Completo com salário de R$ 2.200,00.
Pintor [4] Ensino Fundamental Incompleto com R$ 1.518,00. Auxiliar de Serviço Gerais , [14]Ensino Fundamental Incompleto, com salário de R$ 1.518,00. Técnica de Enfermagem, [4] Ensino Fundamental
completo e com salário de R$ 1.518,00.
O período de inscrições ocorrerá entre os dias 06/01/2025 e 07/01/2025.
As inscrições serão realizadas na Sede da Prefeitura Municipal, na entre os dias 06/01/2025 e
07/01/2025, situada na Avenida Oscar Cardoso, nº 01, Bairro: Centro, Itaju do Colônia, horário das
10:00hs às 12:00hs e das 14h00hs ás 16h00hs, observando-se os termos do presente edital.
Não será cobrada taxa de inscrição.
O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), recebeu importantes apoios políticos na região. O Ex prefeito de Una, Tiago (PP), e o prefeito eleito, Rogério (PP), declararam publicamente que estão alinhados ao projeto liderado pelo governador.
Durante uma recente visita a Ilhéus, Jerônimo posou para fotos ao lado dos dois líderes políticos. Nas redes sociais, Tiago e Rogério reafirmaram seu compromisso de “confiar e trabalhar” ao lado do petista, consolidando sua parceria com o governo estadual. A informação foi divulgada pelo site Políticos do Sul da Bahia.
Esse apoio marca o retorno de Tiago ao grupo governista estadual, após ter rompido para apoiar ACM Neto (UB) nas eleições de 2022. Agora, tanto ele quanto Rogério se somam a quase dez outros prefeitos que decidiram abandonar o grupo de Neto e declarar aliança com Jerônimo, fortalecendo ainda mais a base política do governador.
O Ministério Público do Estado da Bahia, após reunir-se com representantes dos Poderes Executivo e Legislativo, recomendou na quinta-feira, dia 12, do mês de setembro, à Prefeitura municipal de Ilhéus que exonere, no prazo de 30 dias, todos os ocupantes de cargos comissionados que sejam cônjuges, companheiros ou parentes, seja por linha reta, colateral ou por afinidade até o terceiro grau de vereadores do município.
A promotora de Justiça Alícia Violeta Passeggi, autora da recomendação, apontou haver prática de nepotismo na nomeação de parentes de vereadores em cargos comissionados no Poder Executivo, uma vez que os parlamentares municipais fiscalizam a autoridade pública responsável pela nomeação. “É o caso típico do que é chamado na doutrina de ‘nepotismo indireto’, pois possui o objetivo de atender interesses pessoais, políticos ou partidários, em detrimento da eficiência e da moralidade administrativa”, afirmou a promotora.
Ela explicou que, apesar de alterações na Lei de Improbidade Administrativa (8.429/1992) – que trouxe tipos específicos de nepotismo, direto e cruzado, enquanto ato de improbidade – ainda é possível combater judicialmente outras modalidades, especialmente quando há a nomeação de servidores sem qualificação técnica adequada para cargos comissionados, a partir da tutela dos princípios constitucionais da Administração Pública.
Diante da recomendação, foi solicitada a adoção de medidas efetivas que garantam que as futuras nomeações para cargos comissionados ou funções de confiança não envolvam parentes de vereadores e sejam pautadas ainda pela qualificação técnica do nomeado para o desempenho das funções inerentes ao cargo, de modo a garantir impessoalidade, eficiência e moralidade administrativa. Foi pedido ainda que o município forneça, no prazo de 40 dias, informações precisas acerca das providências adotadas e sobre a existência de pessoas físicas que se encontrem em situações descritas na recomendação.
OPINIÃO DA REDAÇÃO- De parabéns o Ministério Público Estadual, com essa iniciativa de tentar acabar com o nepotismo, na nomeação de parentes de vereadores em cargos comissionados no Poder Legislativo e Executivo. Vamos ficar de olho na atual câmara , porque o papel do legislador é criar leis, legislar e fiscalizar. E o nosso, como imprensa, é acompanhar o desenvolvimento dos poderes.
Lara Lis Santos Rangel, de 6 anos, morreu na noite deste domingo (5), no Hospital do Subúrbio, em Salvador. A criança havia sido atingida por uma bala perdida enquanto dormia, na última quarta-feira (1º), dentro de sua própria casa no bairro Alto da Terezinha, na capital baiana.
Os pais da menina disseram que o caso ocorreu por volta de 03h da madrugada, na rua Nossa Senhora de Lourdes, e que Lara foi atingida na parte superior do rosto.
A remoção do corpo já foi solicitada e uma equipe do Departamento de Homicídios e Proteção a Pessoa (DHPP) foi acionada para a unidade hospitalar.
O caso será investigado pela Polícia Civil, bem como o autor dos disparos que ainda é desconhecido.
O INSS (Instituto Nacional de Seguro Social) e Previdência Social vão dar início a um pente-fino para revisar 802 mil aposentadorias por invalidez, hoje chamada de aposentadoria por incapacidade permanente.
A revisão seguirá regra legal e convocará beneficiários que não passam por perícia médica há mais de 24 meses, ou seja, dois anos. A medida integra os esforços do governo federal para economizar R$ 10 bilhões com cortes de benefícios indevidos, anunciado em 2024.
“A lei mandar fazer, e eu cumpro a lei”, afirmou o presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, em entrevista à Folha em outubro.
“Eu não gosto de falar pente-fino, eu falo revisão. É uma revisão dos requisitos. E vamos revisar o que a lei manda revisar. É fazer o que presidente Lula falou. Quem tem direito tem que dar o benefício rápido, sem que minhas ineficiências atrapalhem o segurado. Quem não tem direito não é para dar benefício, porque senão falta dinheiro.”
O instituto não divulgou a data de início, mas fontes disseram à reportagem que as convocações devem começar em março. Elas serão feitas por meio da rede bancária, quando o cidadão for receber seu benefício mensal. No extrato deverá vir a informação de que é necessário marcar uma perícia de revisão.
A convocação também poderá ser pelo aplicativo ou site Meu INSS, por carta, SMS ou, até mesmo, por meio de edital publicado no “Diário Oficial da União”.
Um assaltante foi atingido por vários tiros dentro de um ônibus da Integra na entrada do bairro Vista Alegre na manhã deste sábado (4). De acordo com as primeiras informações , ele estava com uma réplica de arma de fogo e roubou aparelhos celulares dos passageiros. Na hora da fuga, ele foi surpreendido por homens armados.
O bandido estava se mexendo e uma ambulância do Samu foi acionada pela Polícia Militar. O simulacro utilizado no assalto também foi apreendido.
Uma cena inusitada chamou a atenção de motoristas e moradores da rua Cônego Pereira, mais conhecida como Sete Portas, em Salvador. Um homem foi encontrado dormindo dentro de um carrinho de mão, o que gerou grande preocupação. Isso porque quando motoristas e pedestres, ao passarem pela rua, avistaram o que parecia ser um corpo dentro de um carrinho de mão abandonado na calçada.
A coincidência com recentes ocorrências de vítimas encontradas mortas em carrinhos de compras causou ainda mais inquietação entre os moradores. De acordo com testemunhas, ao se aproximarem do local, perceberam que o suposto corpo estava, na verdade, respirando e aparentemente em sono profundo.
“Eu achei que fosse mais um caso de violência. Nos últimos tempos, estamos acostumados a ver situações de corpos abandonados nas ruas, mas nunca imaginei que alguém pudesse dormir dessa forma, em pleno carrinho de mão”, contou Maria da Silva, moradora da região.
O homem, de aproximadamente 30 anos, seria usuário de drogas, segundo informações preliminares da polícia. Ele não apresentou ferimentos graves, mas foi encontrado em um estado de saúde que exigia cuidados médicos imediatos devido ao uso excessivo de substâncias e hematomas pelo corpo.
A mesa-diretora que estará à frente dos trabalhos está sob o comando do vereador reeleito Manoel Porfírio (PT). Os vice-presidentes são Thales Rodrigues da Silva (Republicanos),O perfil da nova legislatura na Câmara de Itabuna tem exatamente o frescor da estreia e a experiência que soma.
Bruno Ferreira Alves (PSB) e
Robson Alves Rigaud (DC).
Já o primeiro-secretário é o também reeleito Ricardo Xavier (Cidadania), que ultrapassa o terceiro mandato.
Na segunda secretaria, de volta à Casa, vem José Erivânio Sobreira (Babá Cearense)/PP. O terceiro- secretário é
José Boaventura dos Santos (Kaiá)/PP e a quarta secretaria fica com Adilson Pereira Borges( Eldon Orêa (Avante).
.
Grupo completo
A única mulher do grupo é Wilma de Oliveira (PCdoB), primeira mulher reeleita na história da Câmara de Itabuna.
Também ganharam novo mandato Erasmo Ávila e Sivaldo Reis (ambos do PSD), Ronaldo Geraldo (Republicanos),
Luiz Alberto Roza (PSDB).
Ainda integram o grupo já em atividades externas
José Carlos Da Saúde (SD),
Silas Da Saúde (PSD), José Alberto (PSB),
Paulinho Do Banco (PCdoB), Eldon Orêa (Avante), Denilton Santos (Avante),
Danilo Da Nova Itabuna (União), Zói Amigo De Itabuna (Avante), e Delegado Clodovil Soares (PL).
Nessa quarta-feira (1º), o vereador de Ilhéus, César Porto (PP), foi eleito presidente da Câmara Municipal durante a cerimônia de posse dos eleitos em outubro de 2024. Porto recebeu 19 votos favoráveis e apenas dois contrários.
O evento, realizado no auditório do Centro de Convenções, também incluiu a posse do prefeito Valderico Júnior (UB), da vice-prefeita Wanessa Gedeon e dos 21 vereadores.
César Porto já presidiu a Câmara ilheense entre 2019 e 2020. Além dele, a mesa diretora para o biênio 2025-2026 será composta por:
Nessa quarta feira (1), Coaraci iniciou um novo ciclo administrativo com a posse do prefeito Miltinho do Axé, da vice-prefeita Raimunda de Rúbia e dos 11 vereadores eleitos. A cerimônia, marcada por emoção e compromisso, simbolizou o início de “Um Novo Tempo para Coaraci”.
Durante a Sessão Solene de Posse, o prefeito Miltinho do Axé destacou: “Fui empossado como prefeito com o compromisso de construir um novo tempo para Coaraci. Minha gratidão a Deus, à minha família e a todos que acreditaram nesse sonho. Agora, juntos, vamos transformar nossa cidade em um lugar de mais oportunidades e desenvolvimento. Vamos em frente!”
Na mesma data, a Câmara Municipal elegeu sua nova Mesa Diretora para o biênio 2025-2026, tendo o vereador Mamigo como presidente.
Uma descarga elétrica causada em um pisca-pisca matou, nesta sexta-feira (3), o advogado José Carlos Oliveira, de 83 anos, que morava e tinha escritório em Itabuna. O acidente ocorreu em Ilhéus. De acordo com relatos de amigos, Oliveira mexia no enfeite natalino, que provavelmente estava com a fiação desencapada, quando o acidente aconteceu.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado por familiares, mas a equipe de socorristas nada pôde fazer. José Carlos Oliveira era considerado um profissional ético, e muito respeitado no sul da Bahia.
Formado pela Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia (UFBA), José Carlos Oliveira trabalhou, no período de 1976 a 1994, no Ministério do Trabalho e Emprego como Inspetor do Trabalho, Subdelegado do Trabalho em Itabuna. Oliveira se aposentado como Auditor-Fiscal.
O “QG” político do governo estadual tem acompanhado de perto a situação política em Buerarema, no sul do estado. O relacionamento estremecido entre o atual prefeito Gel da Farmácia (UB) e o ex-prefeito Vinicius (UB) tem sido alvo de monitoramento.
Em declaração , Gel afirmou sua intenção de se aproximar do governador Jerônimo (PT) com o objetivo de viabilizar obras para o município.
O governador tem interesse em conquistar o apoio do prefeito, já que a cidade se tornou um importante reduto político do carlismo durante os oito anos do governo Vinicius.
Fontes do alto escalão do governo estadual indicaram ao site que uma reunião entre Gel e o governador deve ser marcada em breve.